A Microsoft liberou nesta quinta-feira, 4, acesso geral ao novo Bing com chatbot de inteligência artificial (IA) que utiliza o GPT-4 da OpenAI. Antes, apenas usuários inscritos em uma lista de espera podiam acessar a ferramenta, que passou da chamada Prévia Limitada para a Prévia Aberta, conforme informou a empresa.

Qualquer pessoa pode usar o novo Bing, por meio da ferramenta de busca ou do navegador Edge, que tem a IA integrada. É necessário apenas entrar no Bing com uma conta da Microsoft.

A Microsoft informou que, em 90 dias de funcionamento, os usuários iniciaram mais de 500 milhões de bate-papos com o chatbot. Mais de 200 milhões de imagens foram geradas com o Bing Image Creator. Desde o lançamento do chatbot, o Bing atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos diários e as instalações diárias do aplicativo móvel Bing (Android, iOS) aumentaram quatro vezes desde o lançamento.

Novidades visuais

A Microsoft anunciou também, nesta quinta-feira, novas funcionalidades no Bing, que tornam a ferramenta mais visual, com atualização da formatação das respostas. O chatbot passará a dar respostas visuais, além de texto, incluindo o uso de tabelas e gráficos.

O Bing Image Creator, ferramenta de geração de imagens por IA, está sendo expandido para todos os idiomas no Bing, que são mais de 100.

A Microsoft afirmou que está começando a trabalhar para incorporar pesquisa visual ao chatbot. A ideia é que o usuário possa fazer upload de imagens e pesquisar conteúdo relacionado na web.

O navegador Edge, no qual um em cada quatro bate-papos do Bing se origina, está sendo redesenhado para abarcar melhor as novas experiências com o chatbot. As alterações na interface de usuário tornarão a aparência simplificada, com cantos arredondados, conteúdos organizados em caixas e elementos visuais semitransparentes.

Histórico e compartilhamento

Em breve, os usuários poderão retornar a bate-papos anteriores por meio de um histórico, além de continuar essas conversas arquivadas. Com o tempo, a Microsoft está tentando tornar os  bate-papos mais personalizados, trazendo o contexto de uma conversa anterior para as novas. Também serão adicionadas funcionalidades de exportação e compartilhamento do bate-papo.

Quando a pessoa quiser se aprofundar em algo a partir de um resultado do bate-papo, a conversa será movida para a barra lateral do Edge, para que ela possa manter o bate-papo visível enquanto navega na web.

Assistente

A partir das próximas semanas, os usuários poderão usar a IA para concluir tarefas em menos etapas. Por exemplo, se alguém quiser assistir a um determinado filme, será possível pedir para que o chatbot reproduza o título onde estiver disponível.

O bate-papo no Microsoft Edge também terá, em breve, recursos aprimorados de resumo para documentos longos, incluindo PDFs e sites de formato mais longo, facilitando o consumo de conteúdo online.

Aplicativo

Será possível, no aplicativo móvel do Edge, fazer perguntas no bate-papo do Bing relacionadas à página móvel visualizada.

Plugins

Em breve, serão agregados plugins de terceiros na experiência de bate-papo do Bing, assim como o que o ChatGPT vem fazendo. A Microsoft está trabalhando com a OpenAI para possibilitar que desenvolvedores aproveitem essa integração. Por exemplo, se a pessoa estiver pesquisando um restaurante para jantar no bate-papo do Bing, ele aproveitará o OpenTable, uma ferramenta de reserva de restaurantes, para ajudar a fazer uma reserva. Mais detalhes devem ser compartilhados no fim de maio.