O Watch OS 5, nova versão do sistema operacional usado pela Apple em seus relógios inteligentes, virá com um aplicativo próprio de push to Talk (PTT) batizado como Walkie Talkie. Sua proposta é facilitar a comunicação por voz com amigos e familiares através do relógio. As mensagens de áudio são enviadas tanto pela rede de dados móvel como via Wi-Fi.

Trata-se do primeiro aplicativo de comunicação criado pela Apple especificamente para o seu relógio, mais ou menos como foi o iMessage para os iPhones ou o FaceTime para iPhones e MacBooks.

O Watch OS 5 será disponibilizado para download no segundo semestre para todos os donos de um Apple Watch Series 1 ou superior e que tenham iPhone 5s ou superior com o iOS 12 instalado.

Atividades físicas

Há também várias novidades do Watch OS 5 relacionadas a atividades físicas. Uma delas é a detecção automática de exercícios em ambientes fechados e abertos. Além disso, foram adicionadas ioga e caminhada na lista de atividades físicas monitoradas pelo relógio. O Apple Watch passará a medir a cadência de corridas e caminhadas calculando a quantidade de passos por minuto. E foi criada a possibilidade de convidar um amigo para uma competição semanal com metas de exercícios.