A Apple vendeu ao varejo 3,5 milhões de relógios inteligentes no segundo trimestre de 2018, um crescimento de 30% na comparação com o mesmo período um ano antes. De acordo com a empresa de análise Canalys, o crescimento foi mais forte no mercado asiático (excluindo a China), que teve envio de 250 mil unidades ao varejo no trimestre, sendo que 60% eram modelos do smartwatch versão com conexão LTE.

Somando todos os fabricantes, mais de 10 milhões de smartwacthes foram enviados ao mercado no segundo trimestre de 2018. Os destaques do segmento foram para equipamentos da Fitbit e da Garmin. Como resultado do avanço dos competidores, a fatia de mercado da Apple caiu de 43% para 34% na comparação do primeiro trimestre com o segundo trimestre de 2018.

Embora tenha apresentado um desempenho razoável na Ásia, o relatório da Canalys aponta um forte crescimento global dos competidores da Apple. No estudo, a empresa afirma que mais equipamentos estão chegando ao varejo e que os fabricantes adicionam mais funções como: medição cardíaca mais avançada, funções de treino inteligente e navegação mais apurada.

Para o futuro, a companhia de análise de mercado vê dois desafios para a Apple:

  1. A possível entrada de smartwatches com as marcas Samsung Galaxy e Google Pixel;
  2. Como vai trabalhar para atualizar mercados maduros como nos Estados Unidos, uma vez que a penetração do relógio conectado na base de usuários de iPhone está começando a cair?