O Instagram pela primeira vez superou o Facebook Messenger em base instalada no Brasil, revela a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel. O Instagram está presente agora em 81% dos smartphones nacionais, enquanto o Messenger está em 79%. Em um ano e meio, desde que o Instagram começou a ser acompanhado pela pesquisa, em razão do crescimento no uso do Direct, seu sistema interno de troca de mensagens privadas, esse aplicativo ganhou 15 pontos percentuais em sua penetração no Brasil. O Messenger, por sua vez, está estagnado.

Vale destacar que o Instagram está mais presente nos smartphones de mulheres (85%) que de homens (76%), e nos aparelhos dos jovens de 16 a 29 anos (86%). A proporção cai para 81% no grupo de 30 a 49 anos, e para 68%, entre aqueles com 50 anos ou mais de idade.

No que diz respeito ao seu uso por marcas e empresas, o Instagram está à frente do Messenger e do Telegram, mas ainda atrás do WhatsApp: 72% dos seus usuários se comunicam pelo canal com marcas e empresas. Mas há uma diferença significativa nesse aspecto na comparação entre mulheres (79%) e homens (62%), o que talvez indique uma presença maior de lojas de artigos femininos nessa rede social.

O Instagram é o app preferido do brasileiro para a publicação de mensagens efêmeras, conhecidas como stories. 70% dos seus usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) publicam esse tipo de conteúdo, percentual bem acima daquele verificado no WhatsApp (45%) e no Messenger (41%). Pela primeira vez na pesquisa, foi analisada a realização de lives pelo Instagram: 23% dos MAUs do apps afirmam fazerem transmissões ao vivo pelo app.

A pesquisa entrevistou entre 7 e 28 de julho 2.046 brasileiros que possuem celular. A produção do relatório é um oferecimento da Infobip.

O relatório da pesquisa está disponível para download gratuito neste link.