A perda de popularidade do Facebook e do Facebook Messenger continua. Os dois aplicativos da Meta registraram as maiores quedas na nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil. Em um ano, a presença do Facebook na home screen baixou de 43% para 37% dos smartphones nacionais. Ainda figura entre os três apps mais populares do Brasil, mas o engajamento de seu usuário está diminuindo: em seis meses, diminuiu de 15% para 10% a proporção de brasileiros com smartphone que apontam o Facebook como o app no qual passam mais tempo.

Pelo mesmo critério de presença na home screen, o Messenger, por sua vez, caiu 7 pontos percentuais em um ano, de 12% para 5%, desabando da 8ª para a 23ª posição no ranking. A perda de popularidade do Messenger também vem sendo registrada nas edições mais recentes da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.

Mas a pior notícia para Mark Zuckerberg vem do Instagram. Até então esse app vinha crescendo continuamente, e em 2020 se tornou o segundo mais popular do País, à frente do Facebook e atrás apenas do WhatsApp. Contudo, nesta edição, o Instagram teve uma queda de 3 pontos percentuais, baixando de 45% para 42%.

Por outro lado, o WhatsApp segue intocável na primeira posição. Além de estar presente na home screen de 54% dos smartphones nacionais, ele é também o aplicativo que o brasileiro mais abre ao longo do dia e aquele onde passa mais tempo. Neste último aspecto, houve um aumento de 5 pontos percentuais em seis meses: entre maio e novembro, subiu de 28% para 33% a proporção de brasileiros com smartphone que apontam o WhatsApp como o aplicativo onde passam mais tempo.

A pesquisa foi feita entre 10 e 20 de novembro de 2021 com 2.036 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone – antes, portanto, do recrudescimento dos casos de Covid-19 verificados na virada do ano. O relatório integral pode ser baixado aqui. A pesquisa tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais e 95% de grau de confiança.