Já não é de hoje que se discute sobre a oportunidade que as empresas têm de fazer uso das tecnologias móveis para aumentar as vendas, fortalecer o relacionamento com seus clientes e engajá-los em uma relação a longo prazo com suas marcas.

Diversas pesquisas mostram que o momento da mobilidade chegou, pois já não há mais dúvida de que os usuários estão móveis. Por outro lado, empresas ainda precisam amadurecer suas campanhas e descobrir modelos bem-sucedidos de mobile marketing. Aquelas empresas que já se deram conta disso experimentaram, erraram e aprenderam, e hoje já conseguem gerar mais resultados em seus negócios por meio da mobilidade. Vemos desde campanhas mais simples de presença móvel e divulgação de promoções e produtos, até ações mais refinadas que envolvem programas de fidelidade projetados especificamente para o canal mobile.

Um exemplo interessante são as promoções do tipo: compre, cadastre e ganhe. Nesse modelo, um cliente compra algum produto, envia um código promocional e responde algumas perguntas por SMS para então ganhar um benefício como, por exemplo, minutos para falar de graça em seu celular. Além da mensuração direta da conversão, esse tipo de campanha estabelece um canal de relacionamento com consumidores que, de outra forma, seriam anônimos e desconhecidos.

Vale salientar que o mobile marketing deve ser pensado sempre de forma integrada à estratégia de marketing da empresa. De nada adianta fazer uma ótima campanha mobile se ela não está conectada a um escopo maior, envolvendo a promoção, distribuição, produto e preço.

Em uma ação promocional veiculada em portais de conteúdo mobile que leva o consumidor a uma loja próxima, é importante que, no ponto de venda, os vendedores estejam preparados para apresentar os produtos daquela campanha, e que as políticas de preço e desconto estejam ajustadas para aquele cliente oriundo do canal mobile.

O canal móvel é um recurso muito valioso para as marcas, na medida em que representa um meio de interação direto, pessoal e altamente relevante com seus clientes. Por meio dos dispositivos móveis, os consumidores podem acessar conteúdos e informações, gerar opinião, consumir produtos e serviços e encontrar respostas para suas necessidades com agilidade, velocidade e conveniência. Celulares simples, smartphones, tablets ou mesmo smartTVs são portas para o dia a dia do consumidor que, quando bem utilizadas, geram receitas, satisfação e maior envolvimento com o produto ou o serviço oferecido.

E na sua empresa? A hora do mobile marketing já chegou?