Assessoria

Painel do Summit de Mobilidade da HDI no fim de outubro

A HDI Seguros estuda lançar um seguro para proteger a pessoa em suas jornadas diárias em serviços de mobilidade no modelo de “pay as you use”, assim como já se faz em seguros para automóveis com base na direção e hábitos do motorista. A informação foi confirmada com exclusividade ao Mobile Time pela gerente de produtos da companhia, Ana Luiza Dal Pian, durante o Summit de Mobilidade da HDI, na semana passada.

“Tem algo em desenho, ligado às tendências de mobilidade que os aplicativos vêm trazendo”, explicou Dal Pian. “Hoje dados do mercado apontam que 60% das pessoas não têm nenhum tipo de seguro. Mas, no futuro, acredito estaremos no dia a dia de todas as pessoas”.

Vale lembrar, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) derrubou as regras que permitiam apenas contratação de seguros no formato anual. Na nova regra, o órgão regulador e flexibilizou suas normas para criação de produtos intermitentes, com opções por minutos, horas, dias, semanas ou meses.

Seguro mobilidade

Sobre o seguro de mobilidade, a ideia é que ele possa atingir 100% das pessoas, independentemente do meio de locomoção que usam: carro, bicicleta, patinete, metrô ou ônibus. Isso acontece devido à natureza do seguro ser focada nas vidas das pessoas de fato e na proteção em seus trajetos. Chama a atenção que neste modelo o seguro será mais baixo e terá regras bem específicas, inclusive referentes ao uso de biometria para monitorar a jornada.

Contudo, o processo para criação desses produtos é lento e implica em adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados, uma vez que deverá captar os dados e informações do consumidor em seu trajeto por meio de um aplicativo no smartphone.

A criação deste seguro de mobilidade deve demorar um ano ou mais, chegando em meados de 2020. Dal Pian acredita que outras operadoras de seguro também lancem produtos similares.

Pay as you use

No modelo “pay as you use”, a HDI quer se diferenciar de outras insurtechs, experimentando novos formatos de pagamento, como os seguros por vouchers, que seguem a mesma lógica de uma carga de celular pré-pago. Atualmente, o produto de pague pelo uso do seguro está em testes no México e na Alemanha, mas não tem previsão de chegada no Brasil.