| Publicada originalmente no Teletime | A Siga Antenado (Entidade Administradora da Faixa – EAF) lançou nesta última terça-feira, 1º, editais para a segunda etapa do programa de migração das parabólicas convencionais para os modelos digitais. Um dos editais prevê a compra dos kits das antenas mais modernas, que são colocados gratuitamente nas residências dos moradores beneficiados. O outro trata da prestação de serviço da instalação desses equipamentos.

As empresas interessadas em participar da concorrência têm até a próxima quinta-feira, 8, para enviar a documentação exigida no edital e as amostras de equipamentos (antenas, receptor, cabos e conectores) para os testes de habilitação técnica. Para mais informações, os interessados podem acessar o link da Siga Antenado.

Após o recebimento dessa documentação, a EAF escolherá as propostas que melhor atenderem suas necessidades comerciais, técnicas e financeiras. As empresas vencedoras vão fornecer os kits e prestar os serviços de instalação de novembro de 2022 até abril de 2023.

Há duas semanas, o conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, afirmou que essa chamada de propostas (RFP) para os kits de banda Ku para as novas cidades poderia resultar em economia no processo. “Quando faz o cluster o processo fica mais barato”, destacou Moreira.

A Siga Antenado é o nome fantasia da EAF, criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Ela é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.