| Publicada originalmente no Teletime | A fornecedora Elsys é uma das responsáveis por instalar em Brasília os kits para recepção digital para a migração da banda C para a Ku. Desde o início desta semana, a companhia iniciou a tarefa de auxiliar a população registrada no Cadastro Único (CadÚnico) com a instalação. No total, a expectativa é de 250 mil equipamentos disponibilizados, dos quais “grande parte” seriam implantados nas residências pela empresa.

A Elsys é contratada pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF, agora atuando com o nome Siga Antenado), após vencer uma “request for quotation” (RFQ) para a instalação dos receptores. É a segunda que a fornecedora levou a disputa pelo contrato: em maio, ela também foi escolhida pela Siga Antenado para fornecer o receptor de TV digital via satélite Satmax 5, capaz de sintonizar canais tanto na banda C quanto na Ku.

A Siga Antenado iniciou na segunda-feira, 20, a instalação dos kits em Brasília por considerar que a capital atende a critérios técnicos, operacionais, logísticos e demográficos. A cidade pode ser a primeira capital a ter o 5G liberado. O processo da troca de antenas e receptores ocorre para permitir o uso da faixa de 3,5 GHz para o 5G sem trazer interferências para os receptores de TV por satélite aberta.

“Por conta da chegada do 5G, estamos às vésperas da maior transformação que o mercado de TV já passou após a invenção da antiga Antena Parabólica. Em momentos como este, contar com parceiros sólidos e experientes é fundamental para garantir sucesso ao longo do processo”, declarou o gerente de negócios de TV da Elsys, Márcio Cauduro, em comunicado.