Foto por Dario Zalis - Assessoria

Frente do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre

A Multiplan começa a apostar na categoria de lives comerciais (live commerce, no original em inglês) com o lançamento do Live Center, uma central de lives de comércio eletrônico. Em regime piloto, o projeto funcionará com dois shoppings no Rio Grande do Sul: BarraShoppingSul, em Porto Alegre, e ParkShopping Canoas, em Canoas.

Ao Mobile Time, a empresa confirmou que o projeto deverá ser expandido para outros shoppings. Mas não informou a lista.

Lançado nesta semana, o novo canal de vendas foi feito em parceria com o Delivery Center e chama a atenção pelos seus canais móveis, com acesso e acompanhamento podendo ser feito pelo chatbot no WhatsApp (11-4005-1533) e no app Multi (Android, iOS), o e-commerce dos lojistas da Multiplan. O acesso também pode ser feito pelo site Anota Aí.

Diariamente, o Live Center transmitirá duas promoções de seus lojistas ao vivo, em categorias como vinhos, maquiagem, roupas, acessórios e eletrônicos. As entregas e pedidos podem ser feitas para todo o Brasil. Os clientes da região metropolitana de Porto Alegre recebem o produto no mesmo dia.

Um exemplo de promoção por live é da loja de vinhos Grand Cru que dará cashback de 50% na compra de bebidas.

Entenda

Yan Di, country manager do AliExpress no Brasil, afirmou recentemente em conversa com Mobile Time que as lives comerciais serão uma das novas tendências do e-commerce chinês adotadas no Brasil. A plataforma chinesa trouxe esse formato pela primeira vez ao País no festival comercial 11.11, em 11 de novembro deste ano.

Durante a Black Friday de 2020, outros comércios brasileiros adotaram este canal de vendas ao vivo com celebridades, como Magalu, com Anitta, e Americanas.com, com Fabio Porchat.