O Ministério da Saúde, em parceria com a Meta e a Robbu, lançaram nesta segunda-feira, 4, um canal no WhatsApp com um chatbot. Sua função é disponibilizar conteúdos diversos sobre vacinas e informar sobre o calendário das doses, além de fazer o combate à desinformação, com alertas sobre fake news e apresentar informações adicionais ligadas à área da saúde.

Vale dizer que, para isso, a única fonte de dados do bot é o Ministério da Saúde e que, em formato FAQ, com opções de menus, a ferramenta não possui PLN (Processamento de Linguagem Natural), ao menos neste primeiro momento.

Além da oferta de conteúdos, o robô vai disponibilizar horário de funcionamento das UBS (Unidade Básica de Saúde) e auxiliar a pessoa a marcar consultas pelo app ConectSUS.

Ao todo, o bot possui cerca de 130 perguntas e respostas sobre vacinação – ou seja, de todas as vacinas que constam no calendário de vacinação nacional e no Programa Nacional de Imunizações –, além de oferecer um quiz, no qual o usuário pode testar seus conhecimentos sobre fake news ligadas ao assunto.

“O propósito desse chatbot é sanar as dúvidas mais frequentes do cidadão brasileiro a respeito das vacinas, que estão disponíveis para cada faixa etária. Além disso, direcionar para o calendário do Ministério da Saúde, orientando sobre os lugares em que é possível tomar vacina, quem tem direito à vacina gratuita e o horário de funcionamento dos postos de saúde. Esse é um projeto que está em primeira fase e que é previsto continuidade. Inclusive, adaptado conforme surgirem novas dúvidas ou temas por meio das interações com o cidadão”, resume Francisco Dabus, diretor comercial da Robbu.

Para acessar o chatbot, a pessoa deve adicionar na agenda de telefone do celular o seguinte número: (61) 99381-8399.