Trump

Oito apps chineses são as novas vítimas da guerra comercial entre EUA e China. Nesta terça-feira, 5, o presidente norte-americano Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe qualquer cidadão americano de realizar transações com desenvolvedores ou controladores dos seguintes aplicativos: AliPay, CamScanner, QQ Wallet, ShareIT, Tencent QQ, VMate, WeChat Pay e WPS Office. A lista é composta basicamente de aplicativos de carteira digital e de edição e compartilhamento de arquivos, além de uma rede social de vídeos. A medida entra em vigor daqui a 45 dias e, na prática, bane esses apps dos EUA.

Na ordem executiva, Trump alega que os referidos aplicativos representariam um “inaceitável risco” à segurança nacional, às relações internacionais e à economia norte-americana.

Na mesma decisão, determina que o procurador geral, o diretor nacional de inteligência e o secretário de comércio dos EUA produzam dentro de 45 dias um relatório com recomendações de como prevenir a venda ou o acesso a dados de usuários norte-americanos por “adversários internacionais”. 

Vale lembrar que o mandato de Trump se encerra daqui a 15 dias, quando o novo presidente eleito tomará posse, o democrata Joe Biden.

Os oito apps

Os oito apps banidos são bastante populares, quase todos com mais de 100 milhões de downloads na Google Play. Entre eles estão os apps de carteira digital e pagamentos Alipay, WeChat Pay e QQ Wallet. O primeiro pertence ao Ant Group e os dois últimos à gigante Tencent.

Outro foco da lista são apps de produtividade, como o CamScanner, de digitalização e compartilhamento de documentos; o SHAREit, de compartilhamento de arquivos; e o WPS Office, de edição de arquivos de texto e planilhas, compatível com Microsoft Office, Google Docs, Adobe PDF e outros. O SHAREit acumula mais de 1 bilhão de downloads na Google Play.

Completa a lista o VMate, app de criação de vídeos curtos.

Essa não é a primeira vez que Trump toma medidas duras contra empresas chinesas de tecnologia móvel. As outras três vítimas mais emblemáticas são as fornecedoras de equipamentos de rede Huawei e ZTE, proibidas de vender nos EUA, e o TikTok, uma rede social de vídeos curtos que o presidente norte-americano vem tentando banir do país desde meados do ano passado, cuja decisão se encontra bloqueada pela Justiça no momento.