A IDC estima que o segmento de tablets teve 128,5 milhões de remessas globais em 2023, uma queda de 20,5% ante 161,5 milhões do ano anterior. De acordo com prévia divulgada pela empresa nesta segunda-feira, 5, este é o menor volume de equipamentos enviados ao mercado desde 2011.

A companhia de análise de mercado atribui a diminuição ao momento macroeconômico mundial que não teve uma melhora substancial em 2023. Além disso, o consumidor não está focando em bens de consumo – como tablets – neste momento.

Por empresa, a Apple liderou o setor, com 48,5 milhões de peças comercializadas, uma queda de 20% contra 60,5 milhões de iPads enviados em 2022. Vale dizer, as outras quatro empresas do ranking das principais fabricantes de tablets do mundo são (nesta ordem): Samsung, Lenovo, Huawei e Amazon.

EmpresaRemessas em 2023Remessas em 2022Resultados 2022 x 2023
1. Apple48,560,5-19,8%
2. Samsung26,230,4-13,9%
3. Lenovo9,3i11,6-19,7%
4. Huawei8,79,1-4,0%
5. Amazon5,5016,0-65,9%
Outros30,3034,1-11,1%
Total128,5161,6-20,5%

Em 2023, a Apple ampliou levemente sua liderança em market share com o ganho de 0,6 ponto percentual, de 37,4% para 38% do setor. Samsung e Huawei também cresceram. Lenovo e Amazon caíram.

EmpresaMarket Share de 2023Market Share em 2022Market Share de 2022 x 2023
1. Apple38%37,4%0,6 p.p
2. Samsung20%18,8%1,2 p.p
3. Lenovo7%7,1%(0,1 p.p)
4. Huawei7%5,6%1,4 p.p
5. Amazon4%9,9%(5,9 p.p)
Outros24%21,1%(2,9 p.p)

Para 2024, a expectativa é de uma melhora no setor com avanço positivo na economia global e foco em novas tecnologias, como inteligência artificial, que não vai se limitar a PCs e smartphones, beneficiando também os tablets.