O governo do estado de São Paulo proibiu o acesso a redes sociais e plataformas de streaming nas escolas e restringiu o acesso a apps educativos. A medida se aplica tanto no uso da rede Wi-Fi quanto na cabeada. Em resposta a Mobile Time nesta segunda-feira, 5, a secretaria de educação informou que o bloqueio existe desde fevereiro de 2023, mas antes era só no Wi-Fi, agora é total.

A ação vale para as redes sem fio e cabeada nas unidades educacionais da rede estadual paulista. Porém, as pessoas poderão acessar esses aplicativos pela rede celular móvel, ou seja, usando o plano de dados pessoal: “O objetivo da medida é otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”, informou a secretaria, em nota para esta publicação.

Mobile Time pediu a lista de apps e plataformas bloqueadas, mas a secretaria não enviou. De acordo com publicação do Estadão, nesta segunda-feira, estariam sem acesso: TikTok; Kwai; Facebook; Instagram; GloboPlay; Roblox; Netflix; Prime Video; X; Twitch; HBO Max; Disney+; Steam.

Vale lembrar, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de smartphones por crianças e adolescentes no Brasil revelou que a maioria das escolas não permite que os alunos mantenham o celular ligado dentro de sala de aula, mas a tolerância aumenta gradativamente de acordo com a idade do estudante. Divulgada em outubro do ano passado, a análise mostra que os apps mais acessados por faixa etária são YouTube Kids (0 a 6 anos de idade), YouTube (7 aos 12 anos) e WhatsApp (15 aos 16 anos).

Além disso, a pesquisa também aponta que o uso de smartphone na educação começa a ganhar força entre as faixas etárias de 10 a 12 anos, quando 22% das escolas permitem o seu uso. Porém, entre os jovens de 13 a 16 anos há um aumento de 11 pontos percentuais de escolas que permitem o uso de celulares, passando para 33%.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa