Laerte Sabino, CEO da Icaro Tech (crédito: Marcelo Kahn)

A entrada de novas operadoras a partir de tecnologias de rede avançada, como o 5G e o OpenRAN, demandará das empresas uma habilidade extra para administrar as APIs ligadas em suas redes, assim como os provedores de APIs precisarão padronizar suas tecnologias. Laerte Sabino, CEO da Icaro Tech, atenta para a necessidade de orquestração e gestão de APIs em MVNOs, MVNEs e MNOs.

“É fundamental a gestão de APIs. Usa-se mais em TI, mas é pouco utilizada em operações de redes”, disse o executivo durante o Fórum das Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta terça-feira, 5. “Sem gestão de APIs, o 5G será nada mais que um 4,75G, com o tanto de serviços que precisam ser gerenciados”, completou.

De acordo com o CEO Icaro Tech, as operadoras devem seguir os seguintes passos para adotarem e gerirem as APIs em suas redes:

– Criar padrões nas APIs, separando aquelas para atender clientes e outras que atendem a rede;

– Criar uma camada para separar os serviços e dar suporte à integração com serviços consumidos;

– E construir uma estrutura de desenvolvimento ágil, orientado a APIs e DevOps.

Por sua vez, as provedoras de APIs também devem padronizar seus serviços, além de garantir a infraestrutura de APIs e modelos existentes e criar ferramentas de gestão e processos de governança também com desenvolvimento em DevOps.

Agora, para este cenário de gestão de APIs, Sabino afirmou que é preciso automatizar a carga de trabalho dessas redes, inclusive em serviços de negócios e operacionais.

“Serviços de BSS e OSS também precisam ser automatizados. Se fizer isso, consigo ter um atendimento automatizado. E na hora que o cliente tiver um problema, ele precisará falar comigo, e o meu cliente precisa falar com a MVNE”, disse. “Estamos falando de experiência digital do cliente. Às vezes, nos preocupamos em digitalizar o onboarding do cliente, mas esquecemos o dia a dia da operação para o cliente. É preciso ter automação de fim a fim”, o executivo da Icaro Tech.

Sabino explicou que o cenário do Brasil não é diferente do exterior, pois as empresas de telecomunicações ainda estão começando na jornada das APIs.

Fórum das Operadoras Inovadoras 2022

O evento organizado por Mobile Time e Teletime continua nesta quarta-feira, 6, com painéis sobre MVNOs e diversificação dos negócios dos ISPs. O dia contará ainda com diversas sessões especiais sobre IoT, Wi-Fi 6E, entre outras, e com a participação de executivos de empresas como Stellantis, Arqia, Cisco, Surf Telecom, Nomo, Um Telecom, Vero, Neo, dentre outras.

Mais informações sobre o Fórum das Operadoras Inovadoras 2022 aqui.