Muito se fala sobre chatbots para o atendimento do consumidor final, mas eles podem servir também para otimizar processos internos de grandes companhias. A Icaro Tech, empresa especializada em soluções para ganho de eficiência operacional de companhias de telecomunicações, vem experimentando o uso de bots para a entrega de informações a equipes em campo, poupando chamadas para técnicos nos centros de operações de redes (NOCs, na sigla em inglês) das teles. A maioria dos robôs de conversação para essa finalidade estão operando no Telegram, mas a empresa trabalha no desenvolvimento de um app que agregue um painel com informações relevantes para o técnico, botões para a realização dos comandos mais importantes e o bot, para sanar dúvidas mais específicas. Essa solução deve ser apresentada ao mercado até o final do ano. Cada operadora cliente terá uma versão desenvolvida sob medida, integrada aos seus sistemas e contendo as opções mais façam sentido para a sua operação.

“As empresas de telecom têm uma pressão grande por automação, porque  precisam reduzir seus custos. Enquanto Google e Amazon já nasceram com uma arquitetura virtualizada e automatizada, as operadoras não. As teles têm um gap muito grande de automação, o que afeta seus custos, mas também a qualidade do serviço”, analisa Laerte Sabino, CEO da Icaro Tech. O objetivo da sua companhia é entender a operação de cada companhia que tem como cliente e oferecer soluções que a tornem mais eficiente.

No caso de técnicos de campo, eles precisam acessar uma série de informações quando chegam a um local de reparo para onde foram enviados. Precisam consultar alarmes, verificar a gravidade do problema, quais procedimentos devem tomar e até solicitar autorização para acesso a determinados equipamentos da rede. E depois que terminam um conserto precisam atualizar o tíquete com uma série de informações. Boa parte dessas informações hoje são obtidas com chamadas telefônicas feitas para a equipe do centro de operações, mas estas podem ser substituídas pela conversa com um bot. É o que a Icaro Tech vem experimentando com alguns de seus clientes.

“É um processo muito interativo e onde o técnico vai batendo bola com o bot em vez de alguém que está no NOC. Pegamos um conjunto de informações e disponibilizamos através do bot”, explica Sabino. “O bot é tão relevante e útil quanto os serviços que ele entrega. Se tiver aplicativo super legal que não tem as integrações necessárias, o bot vira brinquedo, não uma ferramenta”, comenta. Na sua opinião, a grande disrupção dos chatbots está no fato de não requererem um treinamento prévio dos usuários: estes só precisam usar a língua portuguesa para conseguirem o que precisam. Ou seja, é bot quem precisa aprender, não seu interlocutor.

Pelo menos uma operadora já está usando a solução de bot da Icaro e conseguiu gerar uma redução do tempo do técnico em campo, pois ele não precisa mais aguardar para ser atendido por alguém do NOC no telefone para uma série de tarefas. A evolução disso será o app que reunirá painel de dados sobre a ordem de serviço, alguns botões para comandos mais frequentes e o bot para tirar dúvidas.