Os novos equipamentos de rede, como aqueles voltados para o 5G, não estão preparados para a automação, segundo Laerte Sabino, CEO da Icaro Tech. Durante o Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta quinta-feira, 23, o executivo afirmou que o setor de telecomunicações precisa de maturidade antes de avançar para redes automatizadas.

Em sua visão, a chave para automação de redes está nas operadoras que tenham principalmente duas missões:

  • Cobrar dos fornecedores que os dispositivos tenham tecnologias de automação embarcada nos equipamentos, como o autonomous domains – cada perímetro da rede se cuida sozinho;
  • E as operadoras precisam modernizar seus serviços de OSS e BSS.

Um exemplo de aplicação que poderia ser modernizada nas operações de telecomunicações com automação é a implantação de redes privativas: “Em geral, as operadoras apresentam projetos especiais.  É algo que funciona, mas não tem escala. Precisa ser mais padronizado na operação. Essa é uma forma de se criar mecanismos de automação”.

Outros desafios citados pelo executivo também são as lacunas tecnológicas dentro das corporações, como falta de inventário e rede orquestrada; e mais investimentos de uso de IA na operação, como clusterização de dados e uso de machine learning aplicado às redes.