| Publicada originalmente no Teletime | A operadora de infraestrutura IHS Brasil está levando sistemas de antenas distribuídas (DAS, na sigla em inglês) para 16 aeroportos administrados pela concessionária CCR Aeroportos. Os equipamentos devem ser disponibilizados para a ativação de serviços por operadoras móveis.

Segundo a IHS, as obras para modernização da conectividade junto à nova parceira foram concluídas nos aeroportos de Palmas e São Luís. Nas próximas semanas, serão entregues infraestruturas nos terminais internacionais de Foz do Iguaçu (PR) e de Goiânia, conforme o planejamento da dupla.

Posteriormente, outras praças serão contempladas: Curitiba, Bacacheri e Londrina (Paraná); Navegantes e Joinville (Santa Catarina); Pelotas, Bagé e Uruguaiana (Rio Grande do Sul); Pampulha-Belo Horizonte (Minas Gerais); Imperatriz (Maranhão); Petrolina (Pernambuco); e Teresina (Piauí). Somados, os 16 aeroportos administrados pela CCR registraram a movimentação de mais de 16 milhões de passageiros em 2022.

Com a instalação do DAS nas instalações, a infraestrutura poderá ser utilizada por operadoras móveis na ativação de serviços. Segundo a subsidiária brasileira da IHS Towers, os sistemas de antenas distribuídas estão inclusive prontos para a tecnologia 5G.

A IHS Brasil descreve a tecnologia DAS como uma “alternativa ideal” para conectividade de grandes ambientes internos, incluindo estações e túneis de metrô, shoppings centers, indústrias, centros hospitalares e prédios corporativos, além de aeroportos. “Um conjunto de antenas internas estrategicamente posicionadas e conectadas por fibra óptica permite ampliar e melhorar a cobertura em todos os espaços, incluindo os pontos de sombra, como túneis e subsolos, consumindo menos energia ao ter sua potência definida na medida ideal para cada ambiente”, afirmou a empresa, ao comentar o contrato com a CCR Aeroportos.

Reações

“Estamos muito felizes em contribuir para a melhor conectividade nos aeroportos brasileiros, oferecendo às operadoras de telefonia móvel uma infraestrutura de alta qualidade que irá beneficiar o grande público, empresas e prestadores de serviços que circulam a cada dia nesses terminais, contribuindo para uma melhor experiência do usuário e aumentando a eficiência de operação de cada aeroporto”, afirmou o diretor comercial e de operações (COO) da IHS Brasil, Cassio Futuro.

“Um dos primeiros passos da CCR Aeroportos ao assumir a administração dos seus aeroportos, em março de 2022, foi ampliar em 10 vezes a velocidade de acesso à internet gratuita por meio de WiFi. Melhorar ainda mais a infraestrutura de telecomunicações é uma inovação essencial para aumentar a conectividade e a qualidade desse serviço, promovendo mais conforto e as melhores experiências aos nossos passageiros”, completou Monique Henriques, gerente executiva de varejo da CCR Aeroportos.