5G

A Anatel abriu, nesta segunda-feira, 23, consulta pública sobre os padrões a serem seguidos na instalação de antenas para a faixa de 3,5 GHz do 5G nas proximidades de aeroportos.

As prestadoras deverão observar os requisitos estabelecidos pela agência para manter a segurança de pousos e decolagens.

“A medida está sendo empregada em caráter de precaução, tendo em vista que os estudos realizados pela agência não revelaram riscos de interferência entre o uso típico de redes celulares na faixa de 3,5 GHz, adotada pelo Brasil para o funcionamento da tecnologia 5G, e os equipamentos de radionavegação aeronáutica”, informou a Anatel.

Vale lembrar que, nos Estados Unidos, as operadoras AT&T e Verizon cortaram os sinais de 5G em aeroportos em novembro do ano passado. Logo em seguida, em janeiro deste ano, o órgão regulador da aviação civil do país informou que aumentou a lista de mais aeronaves que podem usar os aeroportos com segurança e sem riscos de interferência entre radioaltímetros e 5G, após colaboração técnica e trabalho com as empresas. Com isso, a rede de quinta geração poderá ser ligada e mais de 90% das frotas de aviões comerciais que operam nos EUA estarão aptas a voarem.