A adição da Nomo ao portfólio da Algar pode ter outros modelos de negócios, além da conectividade. De acordo com o vice-presidente da unidade de B2C da operadora, Marcio de Jesus, a conectividade é “apenas o primeiro passo”, uma vez que existe espaço para “ofertar serviços de entretenimento e conveniência”.

O executivo afirmou que a ideia é oferecer a Nomo by Algar como uma “plataforma de serviços digitais para a mobilidade do cliente”, uma vez que buscam seguir a tendência da indústria de telecomunicação de “não ser só conectividade”.

O VP da operadora afirmou que, como a MVNO começou sua jornada como B2C, a empresa também tem oportunidades para serem trabalhadas em diversos setores e etapas no B2B.

Construção

Na estratégia da MVNO, a Algar assume a marca, a parte comercial e de plano de negócios da operadora virtual móvel. Isso sem o custo comercial com o recebimento dos direitos de utilizar o nome Nomo. Por sua vez, a parte tecnológica (scale-up) é feita pela Bemobi, que adquiriu o controle da NomoWave (antiga Nomo) por R$ 11,5 milhões, em janeiro.

De Jesus lembra que a Nomo foi criada por executivos do mercado financeiro que vieram da Stone. Esses executivos seguem na estrutura organizacional do negócio e trabalham na squad de desenvolvimento no Brain, o braço de tecnologia da operadora que desenha a estratégia da Nomo by Algar junto com a Bemobi.

“Olhamos para o setor de telecom com a possibilidade de fazer a disrupção digital. É uma operadora que veio do setor de fintech. Uma marca nova que está apartada da indústria de telecom original. Nomo surge para dar flexibilidade e liberdade para o cliente”, completa o executivo.

Estratégia digital

Com uma estratégia “100% digital, sem loja, sem operação de atendimento”, o VP da Algar explicou ainda que a estrutura da Nomo possibilita o uso de eSIM e SIMCard físico com oferta de rede provida pela operadora. Nessa estratégia digital, o eSIM é vital para a oferta puramente digital, uma vez que o plano é totalmente controlado pelo aplicativo. Mas o executivo reforça que ainda há poucos dispositivos aptos para o uso eSIM por isso tem a oferta do SIMCard tradicional.