Todos os smartphones da Motorola estarão aptos a receber informações de autenticação de chamadas por Stir/Shaken a partir do terceiro trimestre deste ano, informa a companhia para Mobile Time. Isso valerá tanto para os aparelhos novos à venda nas lojas quanto para os antigos que estiverem com os usuários. Porém, é necessário que todos estejam com o sistema operacional Android 11 ou superior – e no caso dos foldables (dobráveis), é necessário estar com Android 14.

Cabe ressaltar, contudo, que a experiência será diferente dependendo do aparelho. Nos smartphones dobráveis da Motorola, o Stir/Shaken vai funcionar plenamente, com autenticação da chamada e entrega de informações extras, como o logotipo da marca que está ligando e o motivo da ligação. Porém, nos demais smartphones da Motorola, ou seja, todos aqueles que não forem dobráveis, nessa primeira fase funcionará apenas a autenticação da chamada, sem a apresentação do logo ou do motivo da chamada. A experiência completa nesses outros smartphones deve ficar somente para 2025, informa a Motorola.

Além da atualização de sistemas operacionais e apps de chamadas, o Stir/Shaken no Brasil estará restrito a ligações recebidas quando o usuário estiver conectado a redes 4G e 5G.

As operadoras móveis já começaram a fazer testes internos com Stir/Shaken, cuja solução centralizada é gerenciada pela ABR Telecom. A oferta comercial ainda não foi lançada.

Ilustração no alto: Nik Neves