A Feninfra ressalta que o valor a ser cobrado pelo uso do Stir/Shaken deve ser muito bem estudado. Em troca de mensagens com Mobile Time, Vivien Suruagy, presidente da federação, conta que a ferramenta de identificação e autenticação de chamadas chegará em boa hora e vai beneficiar as empresas sérias de call center. Diz ainda que a entrada da ferramenta será progressiva, mas que, no fim, proporcionará uma melhor experiência ao cliente e mais segurança. Confira a entrevista:

MOBILE TIME – Qual é a opinião da Feninfra sobre o Stir/Shaken?

Feninfra

A presidente da Feninfra, Viviane Suruagy. Foto: Divulgação

Vivien Suruagy – Apoiamos o Stir/Shaken. Tecnologia que irá auxiliar no combate ao spoofing (fraude, clonagem de número), eliminação de robôs que geram os milhões de chamadas indesejadas, melhorar a rentabilidade e índice de atendimento das empresas sérias de call center que ficaram muito afetadas com a entrada do 0303. Serão eliminadas também ligações inconvenientes, a partir do momento que aparece identificado quem está ligando e o objetivo da ligação.

A Feninfra já tem empresas filiadas que farão testes com a tecnologia?

A entrada em funcionamento do Stir/Shaken será progressivo. As filiadas que pretendem utilizar o sistema entrarão em contato com as teles para colocar o procedimento no ar e a entender a questão comercial e a metodologia. É muito importante que o preço cobrado para utilização da plataforma seja adequado. A ABR Telecom tem 25 empresas de telecomunicações já cadastradas para implementar o Stir/Shaken. Devemos considerar também que será necessária a atualização do sistema Android do Google e IOS da Apple de alguns dispositivos, o que pode levar algum tempo, pois aparelhos mais antigos não possuem o sistema.

Quais as expectativas com a implementação do Stir/Shaken?

Maior satisfação do consumidor, segurança na utilização dos dispositivos móveis com relação a fraudes, equilíbrio financeiro das empresas de call center sérias que foram impactadas com as medidas anteriores, e geração de empregos à medida que a população terá confiança em atender as ligações. Observamos que o incremento do atendimento humano é o que gera, em sua grande maioria, a satisfação do cliente.

Melhor Stir/Shaken ou 0303 e 0404?

Na questão do telemarketing ativo, sem dúvida que o Stir/Shaken é melhor que o 0303. Porém, quando nos referimos a cobrança, consideramos que pouca diferença haverá entre 0404 ou Stir/Shaken, pois o devedor, ao verificar que está recebendo uma chamada de cobrança, na sua grande maioria não irá atender. O devedor pode e deve ser cobrado incessantemente – quem deve tem que regularizar o débito.