A Anatel confirmou que até o fim do ano será implementado o STIR/SHAKEN, protocolo de autenticação de chamadas nas redes de telefonia. A solução é capaz de identificar a ligação com o número discador, mas também nome da empresa, logomarca, selo que atesta quem liga e motivo da chamada. Trata-se da mesma solução adotada nos EUA por exigência da agência daquele país, a FCC.

Munida de todas essas informações, a pessoa pode decidir com mais propriedade se atende ou não a chamada. Também será possível reconhecer ligações que configurem comportamento abusivo.

A agência informou que o grupo de implantação do mecanismo já contratou a solução. Liderado pela Anatel, fazem parte do grupo prestadoras de telefonia móvel, prestadores de telefonia fixa, Conexis, Telcomp, ABR Telecom, além de associação das prestadoras, representantes de grandes usuários (call centers), como ABT e Feninfra.

A expectativa é que até janeiro de 2024 os consumidores tenham as primeiras chamadas autenticadas e identificadas pelo STIR/SHAKEN.