A Avast descobriu três aplicativos falsos de VPN com preços abusivos comercializados na App Store. Os apps Beetle VPN (iOS), Buckler VPN (iOS) e Hat VPN Pro (iOS) cobram uma assinatura mensal de US$ 9,99 e, quando utilizados, não funcionavam. No caso dos três apps citados, o preço cobrado é quase dez vezes superior aos aplicativos de referência do mercado.

Nos testes feitos pelos engenheiros da empresa de segurança, os aplicativos foram adquiridos. Porém, ao tentar usar os apps, os profissionais foram informados que precisavam fazer uma nova assinatura. E, ao tentar assinar novamente, os analistas da Avast foram avisados pelos apps que tinham uma assinatura válida, mas nem assim a rede virtual privada funcionou.

Este tipo de golpe é caracterizado como ‘fleeceware’.

De acordo com dados da Sensor Tower obtidos pela Avast, o Beetle VPN foi baixado 420 mil vezes, entre abril de 2019 e maio deste ano. Por sua vez, o Buckler VPN teve 271 mil downloads e o Hat VPN Pro, 96 mil instalações no mesmo período. A companhia de segurança alertou a Apple sobre os três apps que ainda estão ativos no marketplace.

Entenda o fleeceware

Nos golpes fleeceware os apps não são necessariamente maliciosos, mas cobram valores acima do normal por seu uso. Além disso, esses apps têm como característica avaliações falsas com diversos usuários escrevendo similarmente termos como “entusiasmante” e deixando notas altas. É comum a oferta gratuita de três a sete dias e pedindo os dados financeiros no período de degustação.

A dica dada pela Avast para evitar esse golpe é observar as datas de começo de testes, quanto será cobrado após o término da degustação e verificar se a cobrança será feita de forma automática e contínua no cartão.