O sistema operacional para os iPhones da Apple ganhou uma nova versão nesta segunda-feira, 5. Destacam-se no iOS 17 as atualizações em seus aplicativos de comunicação: Telefone, FaceTime, Mensagens e AirDrop, além de um novo app chamado ‘Diário’.

No Diário, o intuito da Apple é que o usuário compartilhe suas experiências de escrever em um diário, mas de forma digital. Na prática, o aplicativo usa machine learning para indicar quais momentos armazenados ou capturados no handset podem ser armazenados no aplicativo, como imagens e textos. Para os desenvolvedores que desejam combinar seus próprios apps com as sugestões do Diário, a Apple liberou a API Sugestões.

Em comunicação, o app Telefone recebeu o Pôster de Contato que permite ao usuário colocar uma imagem e personalizar os contatos de sua agenda. Também tem a transcrição ao vivo de chamadas na caixa postal que usa a tecnologia do Neural Engine.

A tecnologia de transcrição também chega para as gravações de áudio enviadas pelo Mensagens. Além disso, o app recebeu filtro na busca, deslizar para responder, envio de localização, mas principalmente a função “Chegou Bem”. Nela, um usuário pode avisar um familiar ou amigo se chegou bem em um local. Se não avisar se está bem, esse familiar designado pode checar localização exata, nível de bateria e status do sinal do ente em questão.

Por sua vez, o AirDrop ganhou compartilhamento de contato ou arquivo por aproximação. Essa função vale tanto para iPhones como Apple Watch e também pode ser usada para compartilhar conteúdos midiáticos, como uma música, um filme ou um game para jogar junto.

Outras novidades do iOS 17, são:

  • Melhorias no corretor automático;
  • O fim do ‘Hey Siri’, agora diga apenas ‘Siri’;
  • Modo Em Espera que simula um relógio de mesa quando está em descanso ou carregando;
  • Bloqueio das janelas de Navegação Privada no Safari quando não estão em uso;
  • Novos recursos de saúde mental para o app Saúde, como o recurso Distância da Tela;
  • Compartilhamento de senha em grupo via Chaves do iCloud;
  • Modo Acesso Assistivo para usuários com deficiência cognitiva usarem com mais facilidade seus iPhones;
  • E a opção de baixar mapas offline no app Mapas.

Outros sistemas

Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple (reprodução de vídeo: YouTube/Apple)

Além do iPhone, a Apple apresentou novidades para o iPadOS, WatchOS e AirPods. O sistema operacional de tablets iPadOS 17 ganha uma versão do app Health pela primeira vez, arquivo PDFs com funcionalidade de colaboração via Notes e autopreenchimento – inclusive em assinaturas.

O watchOS 10 ganha o Smart Stack, que mostra os widgets importantes quando a pessoa precisa, com base em seu uso e ML; também recebe novas faces de relógio, funcionalidades de exercício de ciclismo e caminhada, e ferramentas de saúde mental e meditação.

Os AirPods recebem a função de Áudio Adaptativo que também usa Machine Learning para melhor adaptar o uso dos fones com o ambiente, como reduzir ruídos da rua durante uma ligação ou ouvindo música.

Disponibilidade

Gama de softwares apresentados pela Apple nesta segunda-feira, 12 (reprodução de vídeo: YouTube/Apple)

iOS 17, iPadOS17 e watchOS10 recebem uma prévia para desenvolvedores do programa Apple Developer Program nesta segunda-feira. As versões beta públicas dos sistemas operacionais estarão disponíveis para os demais usuários testadores até o final de julho. Para todos os outros usuários, as novas funções dos sistemas operacionais chegam no segundo semestre de 2023. Por sua vez, o AirPod ganha a versão beta de desenvolvedor para membros do Apple Developer Program nesta segunda-feira. E os updates chegam aos consumidores no segundo semestre como um firmware gratuito.