Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple

Os sistemas para os tablets iPads e para os relógios inteligentes Apple Watch receberão novas funções dedicadas para seus usuários. Durante a WWDC 20, evento para desenvolvedores da Apple feito de forma online nesta segunda-feira, 22, os sistemas operacionais iPadOS 14 (que na verdade é sua segunda versão) e o watchOS 7 foram apresentados com ferramentas que envolvem desde uso mais assertivo da Siri, escrita de mão, modo sono e até ajuda para lavagem de mãos nesses tempos de novo coronavírus.

iPadOS 14

O sistema operacional de tablets da Apple se destaca principalmente pelo Scribble, função que incrementa o uso de escrita de mão com o Apple Pencil. Nesta ferramenta, o usuário poderá escrever em qualquer campo, como pesquisa, notas, Message ou até em busca no Safari. Por meio de machine learning, o sistema operacional reconhecerá a diferença entre uma escrita e um desenho gráfico. Como contraponto, quando uma pessoa desenhar algo haverá apoio do sistema para deixá-lo graficamente perfeito. Inicialmente, Scribble funcionará em chinês, inglês e na mistura dos dois idiomas.

Outra novidade do iPadOS 14 foi a melhoria de sua interface. Os apps nativos da Apple usarão com mais fluidez e preenchimento a tela, é o caso do player de áudio e calendário. Além disso, funções mais periféricas como Siri e ligações do FaceTime não tomarão mais a tela toda quando acionadas. Siri aparecerá no canto direito da tela com o seu ícone, e a ligação aparecerá em um card pequeno no alto da tela.

Para desenvolvedores, a principal novidade é o ARKit 4, que permitirá o uso de Depth API para trazer funções como medida de corpos, e a função Location Anchors que permite levar experiências de realidade aumentada para um ponto específico do mundo via Apple Maps.

Na apresentação, a companhia revelou ainda que a App Store tem mais de 1 milhão dedicados a este ecossistema.

watchOS 7

Relatório de sono no Apple Watch

No OS para o Apple Watch a principal novidade é a entrada da função de sono. Com ela, o relógio poderá acompanhar a qualidade da dormida do usuário, agendar o horário que dorme e acorda, além de colocar uma meta diária de tempo em descanso. A função era um pedido antigo dos usuários do relógio, que veem isso ser usado com frequência em outros OSs.

Por meio do sensor de acelerômetro, o relógio capta quando a pessoa está dormindo, inclusive seus micromovementos. Quando entra no modo sono, a tela do relógio e do celular ficam mais escuta. E quando acorda um layout de alarme aparece. Ao fim de cada semana ou mês, o usuário poderá ver um relatório com a média de sono e se a meta foi atingida.

O watchOS 7 recebe ainda a opção de criação da face do relógio com os widgets (complications), compartilhamento de faces, reconhecimento de dança como tipo de exercício para ritmos Bollywood, cardio dance, hip-hop e Latin, aviso de exposição a altos decibéis no uso de fone de ouvido, rotas para ciclistas, tradução com a Siri, e o app de resumo de atividades passa a se chamar fitness.

Destaca-se ainda uma função automática que reconhece quando a pessoa começa a lavar as mãos. Ele ouve quando a pessoa abre uma torneira e passa o sabão. A partir disso, o sistema abre um cronômetro para marcar o tempo necessário que uma pessoa deve lavar suas mãos de forma apropriada.

Disponibilidade

As atualizações do watchOS7, do iPadOS 14 e dos outros softwares da Apple chegam ao grande público a partir do quarto trimestre de 2020, segundo o CEO da Apple, Tim Cook. Por sua vez, as versões de testes para o público (beta) chegam em julho e o beta para desenvolvedores está disponível a partir desta segunda-feira.