A Stone Age lançou uma nova ferramenta de validação biométrica baseada em inteligência artificial. A empresa pertence ao grupo TIVIT, especialista em automação de fluxos de análise de risco, crédito e validação de identidade para prevenção contra fraudes. A solução pode ser acionada no momento em que o cliente estiver realizando uma operação de cadastro ou de transação.

Neste caso, a pessoa deverá fazer uma selfie, podendo ser online ou presencial e por meio de qualquer dispositivo com câmera, e a ferramenta faz a comparação entre a foto e a imagem do consumidor armazenada em um banco de dados.

A ferramenta de validação também é capaz de fazer o liveness passivo – mecanismo de mapeamento facial alimentado por inteligência artificial capaz de determinar se a imagem de um rosto corresponde mesmo ao de uma pessoa real, se é apenas uma foto tirada de outra foto ou de alguém com uma máscara, por exemplo. A solução também detecta deepfakes capazes de criar um rosto aleatório sobre uma face verdadeira.

A Stone Age passará a oferecer a ferramenta de validação para verticais como saúde, financeiro e varejo. A proposta é entregar o serviço completo, sem que as empresas se preocupem com o desenvolvimento da estrutura – desde o armazenamento do banco de dados com as imagens, até a criação e manutenção do algoritmo em si.