5G; Capgemini

Em que momento as organizações industriais estão na implementação do 5G

Dentre as indústrias do mundo inteiro que planejam adotar 5G, 30% já realizaram ou estão realizando testes-piloto. O dado é do relatório “Accelerating the 5G Industrial Revolution: state of 5G and edge in industrial operations” (Acelerando a Revolução Industrial 5G: estado do 5G e vantagem nas operações industriais, na tradução livre), desenvolvido pelo Capgemini Research Institute.

A pesquisa aponta que 40% das organizações industriais pesquisadas esperam lançar o 5G em escala em um único local dentro de dois anos, e a experiência dos primeiros usuários pode persuadir outros a fazerem a mudança. A partir de testes 5G e das implementações iniciais, 60% dos primeiros usuários dizem que a Internet de quinta geração ajudou a obter maior eficiência operacional, enquanto 43% afirmaram que experimentaram maior flexibilidade.

O estudo também mostra que as organizações industriais estão otimistas de que o 5G aumentará as receitas ao permitir a introdução de novos produtos, serviços e modelos de negócios. Assim, 51% das indústrias ouvidas planejam alavancar o 5G para oferecer novos produtos e 60% planejam oferecer novos serviços habilitados por este meio.

Além disso, as organizações industriais estão cientes do papel da edge computing (computação de ponta) em suas iniciativas 5G e a consideram essencial para aproveitar todo o potencial do 5G. 64% das organizações planejam adotar serviços de computação de ponta com base em 5G em três anos, impulsionados pelo aumento de desempenho, confiabilidade, segurança de dados e privacidade que oferece. Mais de um terço das organizações industriais em todos os setores pesquisados preferem implantar redes de quinta geração privadas, com interesse por aquelas lideradas pelo setor de semicondutores e alta tecnologia (50%), seguido pelo aeroespacial e de defesa (46%).

Desafios

Os entrevistados também apontaram os desafios para aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia de quinta geração. Entre eles, estão:

– gerenciar a cibersegurança. Até 70% das organizações industriais ouvidas pela pesquisa acreditam que este será o principal desafio associado à implementação do 5G

– integrar a nova rede a sistemas legados de TI;

– estimar o retorno sobre o investimento (ROI) e definir casos de uso;

– orquestrar um ambiente com vários fornecedores. Até 69% das organizações industriais veem identificar, integrar e gerenciar vários fornecedores como uma barreira importante.

Metodologia

O relatório do Capgemini Research Institute ouviu executivos seniores (nível de diretoria e acima) de 1 mil organizações industriais globais que pretendem adotar o 5G.

Além disso, 150 executivos seniores de 75 empresas de telecomunicações que implantaram ou estão planejando implantar redes 5G também foram entrevistados, assim como 25 especialistas também foram entrevistados.