Os bancos tradicionais do mundo inteiro precisam abrir os olhos, pois os clientes estão cada vez mais atraídos pela facilidade, custo e acessibilidade das fintechs. O World Retail Banking Report 2022, publicado nesta quarta-feira, 11, pela consultoria Capgemini, aponta que 75% destes clientes disseram que têm interesse pelos serviços das novas plataformas.

“O futuro será feito com as fintechs que tiverem parcerias com grandes bancos e grandes instituições, plugando os sistemas”, disse Roberto Ciccone, vice-presidente para serviços financeiros da consultoria, em entrevista coletiva.

Quase metade dos entrevistados pelo estudo disse que seus relacionamentos bancários atuais não eram gratificantes (49%), e que não estavam emocionalmente conectados (48%). E ainda 52% afirmaram que os serviços bancários não eram “divertidos”. “Para acompanhar esses rivais, os bancos de varejo precisarão repensar seus modelos de negócios e se concentrar em aumentar o envolvimento com o cliente”, diz a pesquisa.

De acordo com o levantamento, mais de 70% dos executivos bancários citaram que as instituições tradicionais não possuem recursos de dados e análises. “À medida que os bancos estabelecidos correm para acompanhar o ritmo das ágeis das fintechs, muitos provedores estão combinando ofertas tradicionais com produtos de estilo de vida não financeiros”, analisou a Capgemini.

O World Retail Banking Report 2022 se baseou em duas fontes principais: a pesquisa Global Voice of the Customer 2022, com 8.051 entrevistados, e as pesquisas e entrevistas com executivos de 2022, com 142 executivos bancários. Juntas, essas fontes primárias de pesquisa abrangem cerca de 29 mercados em todo o mundo.