A TIM e a Huawei realizaram o primeiro teste de 5G dentro do espectro 6 GHz na cidade do Rio de Janeiro. Em comunicado enviado nesta quarta-feira, 5, a operadora informou que o teste foi feito com o objetivo de validar desempenho, velocidade (download, upload e latência) e cobertura do 5G nesta faixa de frequência.

Feita em um biosite no Parque Olímpico, zona oeste da capital fluminense, a prova ainda avaliou o 6 GHz como complemento à faixa de 3,5 GHz, uma vez que a frequência mais alta pode ser usada como transbordo em caso de tráfego intenso na rede.

Atualmente, o único resguardo da frequência 3,5 GHz é o VoLTE.

TIM. biosite

Exemplo de Biosite da TIM na Praia da Pipa em Tibau do Sul/RN (crédito: TIM)

Com licença de uso temporário dada pela Anatel, o teste atingiu pico de 1,21 Gbps de velocidade em uma distância aberta de 230 metros. Em 270 metros, a velocidade máxima foi perto de 1 Gbps.

5G x Wi-Fi 6E

Vale lembrar, a frequência de 6 GHz é tema de disputa entre operadoras contra ISPs e fornecedores de equipamentos Wi-Fi. O debate se arrasta desde 2021, quando a Anatel decidiu que essa faixa seria não licenciada, algo que permite seu uso para aplicações como o Wi-Fi 6E e posteriormente o Wi-Fi 7, evoluções das redes wireless. Mas, as operadoras pleiteiam o 6 GHz para o 5G. Em abril deste ano, a GSMA teve conversas com a Anatel para reverter a decisão.