O Google confirmou nesta quarta-feira, 5, a disponibilização de pacotes de segurança para smartphones com Android que estariam suscetíveis à falha Stagefright. O problema teria exposto 950 milhões de handsets no mundo por meio de acesso às mensagens multimídia (MMS).

De acordo com o engenheiro-chefe do Android, Adrian Ludwig, contudo, a falha não atingiria a maioria dos smartphones com o sistema operacional, pois possuem a proteção ALSR. Falando para uma palestra de especialistas de segurança digital na conferência BlackHat, em Las Vegas, Estados Unidos, Ludwig garantiu que a próxima versão do app de SMS do Google, chamado Messenger, será liberado nesta semana e indica aos usuários de sistemas a partir do Jellybean para fazerem a troca de SMS default (aquele que vem embarcado no handset) para o Messenger.

Dispositivos premium como Samsung Galaxy S6, Sony Xperia Z3 e LG G4, devem receber a correção como código open-source ainda em agosto.

Atualização do Nexus

A partir desta quarta-feira, os usuários de dispositivos Nexus (4, 5, 6, 7, 8, 10 e Nexus Player) devem receber uma nova atualização de segurança do Google e inclui correções contra problemas relacionados ao StageFright. Segundo o engenheiro do Google Android, as atualizações serão mensais.