A equipe de segurança do Google disponibilizou para download uma nova atualização de segurança para corrigir a falha Stagefright 2.0 na última quarta-feira, 7. Inicialmente, apenas dispositivos móveis Nexus recebem o update para evitar que hackers utilizem a falha para fazer acesso remoto ao smartphone de um usuário por meio de: e-mails, navegação na web, mensagens MMS, arquivos de vídeo (MP4) ou áudio (MP3).

O Stagefright 2.0 foi descoberto em agosto. Após confirmação feita pela equipe do Android, os fabricantes de celulares e as operadoras de telefonia móvel foram avisadas sobre o problema no dia 10 de setembro. Desde então, Google e as empresas têm trabalhado na correção e para disponibilizar as atualizações a outros smartphones.

Embora seja considerada uma “vulnerabilidade crítica de segurança”, o Google informou que não houve exploração da falha contra os usuários do smartphone Android. A falha pode afetar usuários novos e antigos do Google Android, uma exposição estimada em 1 bilhão de dispositivos.