Quase metade dos brasileiros, 48%, usam algum assistente de voz pelo menos uma vez por semana e um em cinco utilizam assistentes diariamente. A informação é de uma pesquisa feita pela Ilumeo com 1,1 mil pessoas de todo o Brasil, entre março e julho de 2020. O estudo revela que 63% já viram outra pessoa controlando algum dispositivo pela voz.

Das tarefas com voz mais citadas pelos participantes da pesquisa, o uso de motor de busca lidera com 87%, seguido por  tirar dúvidas (82%), transformar fala em texto (52%) e realizar operações bancárias (18%).

Em relação aos motivos para usar esses assistentes, 84% dizem que é mais fácil que digitar. E 76% citam a possibilidade de realizar tarefas simultaneamente. Das atividades com aparelhos inteligentes e apps do cotidiano, 76% querem controlar TVs e 71% querem usar aplicativos de transportes.

Para duas a cada três pessoas ouvidas Ilumeo, o uso do assistente de voz combina com seu estilo de vida. Contudo, os usuários enxergam barreiras para a tecnologia, como: 43% reclamam do preço dos dispositivos; 33% falam da falta de precisão nas assistentes; e 22% receitam a perda de privacidade no uso.

Dos equipamentos mais usados, os entrevistados citaram; smartphones (58%); Smart TVs (54%); smartwatches (37%); PCs (31%); e alto-falantes inteligentes (27%). Sobre o momento que mais engajam com assistentes de voz: 48% ao assistirem TV; 45% trabalhando; e 43% dirigindo.

Marcas

As marcas preferidas mais citadas para assistentes de voz foram Google (72%) e Apple (45%). Importante dizer que empresas que oferecem personas de atendimento também foram mencionadas, como Bradesco (6%) e Vivo (3%).