Na década de 1990, os fliperamas dominavam amplamente o mercado dos games e foram a porta de entrada para muitos no universo da tecnologia, uma vez que era bem mais barato que comprar um console. Um desses arcades de sucesso foi o The King of Fighters, um jogo de luta de pessoa contra pessoa (PvP) ou pessoa contra máquina que era produzido pela SNK.

Agora, o jogo volta ao cenário mundial na versão The King of Fighters All Stars (Android, iOS) para dispositivos móveis. Sobre esse retorno, Mobile Time conversou com Travis Marshall, produtor do novo game na Netmarble Estados Unidos, uma das cinco principais editoras de games em 2018, segundo o App Annie.

“The King of Fighters All Stars foi certificado pela SNK oficialmente como jogo de interação na franquia. Nós temos a distinção orgulhosa de sermos o único jogo na franquia que contará com os personagens de KOF ‘94 a KOF XIV (os games mais clássicos da série)”, completou.

Na conversa, Marshall explicou que a estratégia de uso de marcas e propriedades intelectuais (IPs, na sigla em inglês) conhecidas, colocou sua empresa no mapa global dos games: “Nós fizemos uma parceria com uma IP reconhecida globalmente e entregamos uma nova experiência otimizada de game para plataformas móveis. Agora, estamos oferecendo essa empolgante experiência aos jogadores de mobile em todo o mundo”.

Criação e jogo

Feito para handsets com configuração a partir processador com 2.5GHz Quad-Core e 2 GB de RAM (do iPhone 6 em diante, por exemplo), o The King of Fighters All Stars é um game que traz a experiência do arcade, com disputa player versus players online, mas tem também seu modo para jogo solo em um estilo de ação (beat’em-up) em plataforma de rolagem 3D.

Ao todo mais de 100 desenvolvedores participaram da criação do jogo.

O produtor do game revelou ainda o desafio para trazer uma franquia icônica para o mobile. Em sua visão, o fato de “reimaginar a jogabilidade o suficiente para otimizá-la a uma experiência móvel mantendo-se fiel à franquia e sua rica história”  foi um dos seus maiores desafios.

Monetização

Em relação à monetização, o executivo explicou que o jogo funciona no modelo de coletar e atualizar lutadores usados pelos vários modos do jogo. Com 48 personagens dos jogos originais e variações de serviços dos games da década de 1990, os usuários podem jogar no modo free (sem compra), e coletá-los mais lentamente, ou, poderão fazer compra in-app para adquirir pacotes.

“The King of Fighters All Stars se concentra em deixar os jogadores combinar ações contínuas de maneira simplificada e otimizada para dispositivos móveis. Uma novidade na versão global do jogo é uma “Private Shop”, que oferece pacotes personalizados aos jogadores à medida que progridem. No geral, este jogo tem uma riqueza de conteúdo, então há algo para cada tipo de jogador”, explicou Marshall.