Executivos Amazon

Ricardo Garrido, country manager de Alexa no Brasil (esq.); e Jacques Benain, head de devices da Amazon Brasil

A assistente virtual Amazon Alexa (Android, iOS) e o seu ecossistema de produtos completam na próxima sexta-feira, 6, um ano de operação no Brasil. Em conversa com a imprensa nesta quinta-feira, 5, Ricardo Garrido, country manager de Alexa no Brasil e Jacques Benain, head de devices, revelaram que existem hoje 1,4 mil skills em português – um ano atrás, quando do lançamento, eram 300.

“Mais de 9 milhões de vezes as pessoas falaram ‘bom dia’ para Alexa neste primeiro ano. A Alexa se encaixou no cotidiano do brasileiro. E há muitos dispositivos de casa inteligente. Isso ajuda a dar um pacote de conteúdo e entretenimento”, disse Garrido. “Além disso, nós temos uma estratégia de ter uma presença grande em dispositivos. Lançamos três equipamentos no ano passado, e mais quatro este ano. Essa estratégia de ter vários equipamentos para se comunicar com a Alexa vem dando certo”, completou.

O portfólio é composto por Echo Dot, Echo Show, Echo e Fire Stick com Alexa. A empresa não abre números de vendas. De acordo com os executivos, a pandemia não provocou um impacto significativo na comercialização dos produtos no Brasil.

Dados

1 ano de Alexa

Das skills mais utilizadas no primeiro ano da Alexa no Brasil, o serviço de receitas Cookpad liderada com 350 mil acionamentos, e aparece empatado com o game do Show do Milhão. A skill da Galinha Pitadinha foi usada 100 mil vezes e skills de horóscopo, mais de 50 mil vezes.

Outros comandos populares entre os usuários foram:

– Os clientes perguntaram 9 milhões de vezes ‘que horas são para Alexa’ em um ano;

– ‘Alexa, canta uma música’, foi requisitado 8 milhões de vezes;

– ‘Alexa, conta uma piada’ foi pedido 4,5 milhões de vezes;

– ‘Alexa, como está o tempo’ foi perguntado 3,5 milhões de vezes;

– ‘Alexa, boa noite’ foi dito 3 milhões de vezes;

Além da Alexa, a Amazon também comemora um ano de Amazon Music (Android, iOS) no Brasil. O serviço que foi acionado mais de 3 milhões de vezes pela assistente. A cantora Anitta foi aquela que mais teve músicas requisitadas via Alexa neste primeiro ano de funcionamento. Por gênero musical, sertanejo e funk brasileiro foram os mais pedidos.