A Amazon lançou recentemente 12 dispositivos com integração com a sua assistente de voz, a Alexa. São oito alto-falantes inteligentes (smart speakers, do original em inglês) e outros quatro dispositivos domésticos – inicialmente para o público norte-americano – com preços que variam entre US$ 24,99 e US$ 299,99.

A companhia aproveita para lançar os dispositivos em um momento único da Amazon Alexa  no mercado global: apenas no segundo trimestre deste ano, 3,6 milhões de unidades (Echo Dot e Echo) foram enviadas ao mercado, segundo a Strategy Analytics; 500 mil a mais do que o seu principal rival hoje, o Google (Home e Home Mini).

Neste contexto, a empresa vê na diversificação do portfólio uma chance de continuar líder e atrair novos consumidores. Além das atualizações dos smart speakers Echo Dot (US$ 50), Echo Plus (US$ 149,99) e da tela inteligente Echo Show (US$ 229,99), a Amazon lançou um speaker para carros, o Echo Auto (US$ 49,99); outro com mais potência de sons graves, Echo Sub (US$ 129,99); Echo Link (US$ 199,99), para conectar a um receiver ou aparelho de som;  Echo Link Amp (US$ 299,99) com uma caixa de som de 60W; e o Echo Input (US$ 34,99), uma versão mais simples sem alto-falante, mas com microfone para ativar outros dispositivos conectados.

Nos produtos para casa, chama a atenção um micro-ondas que funciona conectado ao Echo, o Amazon Basics Microwaves (US$ 59,99), que permite ao consumidor comandar suas funções via voz. Ainda há o Amazon Smart Plug (US$ 24,99) para controlar por voz luzes, ventiladores, cafeteiras e outros dispositivos conectados, e um relógio de parede LED com Bluetooth, o Echo Wall Clock (US$ 29,99), que pode ser usado para criar timers e alarmes, além de mostrar a hora certa.