A HMD Global anunciou o começo das vendas de seu primeiro dispositivo fabricado no Brasil, o Nokia 5.3. É também o primeiro da fabricante a ser vendido em uma operadora, a Claro. Além disso, a companhia confirmou a chegada do seu SIMcard de roaming de dados, o HMD Connect, que permite se conectar às redes celulares em mais de 120 países.

Em setembro deste ano, Junior Favero, diretor de operação da HMD no Brasil, confirmou ao Mobile Time que havia interesse em fabricar os dispositivos no Brasil, assim como trazer o serviço de roaming e ampliar as vendas para novos canais. Na época, Favero ressaltou que a prioridade era manter a parceria de distribuição e comercialização das peças com a Multilaser.

O Nokia 5.3 aparece no registro da Anatel com a Multilaser como solicitante. Em nota enviada a esta publicação no começo da noite, a HMD informou: “O produto é produzido 100% no Brasil. A Multilaser é a nossa parceira local e nos ajudou a trazer os smartphones da Nokia para o Brasil. O Nokia 5.3 foi fabricado na sede da empresa em Extrema e segue todos os padrões de qualidade e design da Nokia”, diz a nota.

Configuração

O Nokia 5.3 possui tela de 6,55 polegadas, chipset Qualcomm Snapdragon 665, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento (expansível para 512 GB com microSD), dual Nano SIM, sensor de impressão digital na traseira, USB tipo-C, botão dedicado para Google Assistente, bateria de 4.000 mAh, câmera frontal de 8 MP e conjunto de quatro câmeras traseiras (13 MP, grande angular de 5 MP, sensor de profundidade de 2 MP e + Macro de 2 MP).

Com opções de cores verde e preto, o Nokia 5.3 chega ao mercado por R$ 2 mil e inclui o SIMcard do HMD Connect. O handset pode ser encontrado em varejistas como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia, Pontofrio, Pernambucanas, Carrefour, Mercado Livre e Amazon, e nas lojas da Claro.

O HMD Connect está disponível apenas no pacote do Nokia 5.3.