A HMD Global, detentora da licença dos celulares Nokia, afirmou que pretende ampliar o seu portfólio de smartphones e feature phones para o Brasil ainda em 2020. Em conversa com Mobile Time nesta quinta-feira, 10, Junior Favero, diretor da operação da companhia no Brasil, informou que serão pelo menos dois produtos para o mercado nacional.

A estratégia de expansão está ancorada no recente aporte de US$ 230 milhões que a companhia recebeu no mês de agosto, como disse o executivo: “O Brasil é um país importante para a empresa. Nós (HMD) receberemos parte desse investimento. Queremos ter um portfólio maior, estar em mercados importantes e ter mais canais e mais serviços”.

Atualmente, a companhia vende – em parceria com a Multilaser – o smartphone Nokia 2.3. O handset começou a ser vendido em maio, um dos períodos com maior distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, o executivo ressaltou que registrou um bom desempenho nas vendas por iniciar as operações perto de uma data comercial, o dia das mães.

“Quando anunciamos o retorno dos telefones da Nokia no Brasil, tivemos o cuidado de lançar online. Hoje, 85% das vendas são feitas no online. Foi um desafio, mas foi uma oportunidade de pegar essa onda do canal digital e levar mais rápido para a mão do consumidor. Chegamos em um momento importante, dia das mães que é uma data grande para o varejo, a segunda depois do Natal”, explicou Favero.

Outro plano revelado pelo líder da operação local é levar os smartphones para mais canais de venda, em especial às operadoras de telefonia. Atualmente, o Nokia 2.3 é vendido pelo e-commerce da Nokia, Americanas.com, Pernambucanas, Submarino, Shoptime, Amazon e Carrefour.

“Hoje, o Nokia 2.3 está em diversos marketplaces no Brasil. Mas, ao mesmo tempo, nós conversamos com as operadoras. Queremos abrir outros canais. No curto prazo, nossa estratégia é ser digital-first, levar a experiência da loja Nokia.com aos nossos consumidores”, disse.

Além disso, Favero afirmou que há planos para fabricação local em breve. Contudo, a parceria com a Multilaser seguirá por enquanto no formato de distribuição e comercialização das peças importadas. E outra iniciativa que está no radar da Nokia são os serviços digitais para B2B e a oferta do serviço de roaming global, projeto piloto em 120 países, mas ainda não sem data para chegar ao Brasil.