A Unifique, que faz parte do Consórcio 5G Sul, junto com a Copel, enviou fato relevante à CVM nesta sexta-feira, 5, após o leilão de 5G. A nota explica que o grupo foi declarado vencedor do lote C06 da faixa de 3,5 GHz regional e que as consorciadas participarão dos direitos e das obrigações na seguinte proporção: Unifique é responsável por 62,77% e a Copel, por 37,23%. “A vitória no leilão abre oportunidades de monetização adicional da base de clientes B2B e B2C da Unifique, com a expansão do seu portfólio de serviços com potencial de receita em B2B industrial, IoT, FWA, atacado e mobilidade”, complementa em seu texto o Consórcio 5G Brasil.

Os compromissos de investimento envolvem instalar ERBs em 1.006 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da construção de backhaul/backbone em 11 municípios do estado do Rio Grande do Sul.

O Capex estimado para atendimento às obrigações por um novo entrante é de cerca de R$ 500 milhões. “No entanto, cerca de dois terços dos investimentos já fazem parte da infraestrutura atual da rede de fibra ótica das consorciadas ou previstas no seu plano de negócios. Essa complementaridade e sinergia aumenta substancialmente o retorno sobre o cumprimento das obrigações, tanto pelo investimento menor, quanto pela receita que esses investimentos irão gerar”, escreveram as empresas no fato relevante.