Em quatro anos, as conexões de roaming internacional em 5G crescerão 900%, prevê Juniper Research, passando de 53 milhões, em 2023, para 526 milhões, em 2027. De acordo com a empresa de análise de mercado, o crescimento exigirá o desenvolvimento de novas ferramentas de roaming capazes de identificar de forma autônoma conexões dessa tecnologia.

A pesquisa identificou análises em tempo real baseadas em IA e serviços de mitigação de fraude em roaming como duas soluções críticas que permitirão às operadoras proteger suas redes.

As soluções emergentes de análise de tráfego e antifraude devem permitir a identificação e autenticação aprimoradas de conexões de roaming em redes 5G. No entanto, dada a maior complexidade das redes 5G,  antecipa que os serviços de análise de roaming atuais serão insuficientes para monitorar as conexões de roaming 5G e o subsequente aumento nos dados de roaming móvel.

Juniper Research estima que as operadoras deverão investir em 5G NGCs (Next-generation Core, em inglês) de modo a maximizar os benefícios desses novos serviços de roaming 5G. Por serem altamente virtualizados, os NGCs podem avaliar o tráfego e a conectividade com mais eficiência. Com isso, os fornecedores de roaming podem proteger melhor o processamento e as capacidades de sinalização das redes em meio aos níveis crescentes de consumo de dados de roaming. Isso garantirá um nível contínuo de serviço essencial para atrair clientes corporativos que gastam muito.

O relatório da Juniper também prevê que os NGCs 5G serão essenciais para permitir que as operadoras lidem com o crescimento de dados de assinantes em roaming; estimando que o tráfego de roaming de dados 5G cresça 3.500% nos próximos quatro anos.