Thierry Breton, comissário europeu, pediu prioridade para a Comissão Europeia em analisar o encerramento da conta de desenvolvedor da Epic Games pela Apple. “De acordo com o DMA (Ato de Mercados Digitais), não há espaço para ameaças dos gatekeepers para silenciar os desenvolvedores”, escreveu em seu X (ex-Twitter)

https://twitter.com/ThierryBreton/status/1765793776692326891.

Na última quarta-feira, 6, a Epic Games informou que a Apple havia encerrado a conta de desenvolvedor da empresa de jogos eletrônicos. A ideia era construir um marketplace voltado para os produtos da companhia para iPhones na Europa.

Por conta do início do DMA, a Apple é obrigada a oferecer suporte a lojas de aplicativos de terceiros

A Epic Games alega que a Apple está retaliando a desenvolvedora de jogos por ter criticado o plano de conformidade com o DMA.

“Se a Apple mantiver seu poder de expulsar um mercado de terceiros do iOS a seu exclusivo critério, nenhum desenvolvedor razoável estaria disposto a utilizar uma loja de aplicativos de terceiros, porque eles poderiam ser permanentemente separados de seu público a qualquer momento”, continuou a Epic.

A Apple, por sua vez, justifica a medida alegando que a Epic é uma ameaça ao seu ecossistema, mas a desenvolvedora alega que as empresas mantêm relações contratuais desde 2010 para jogos da Epic, Unreal Engine e as ferramentas de criação da desenvolvedora de jogos, além de comercializar na App Store games criados com a tecnologia da Epic.

A novela entre as duas empresas começou em plena pandemia de Covid-19, em agosto de 2020. A Epic processou a Apple por cobrar uma taxa alta em sua loja de aplicativos (30% sobre as transações realizadas pelos usuários em sua loja de aplicativos, como compras in-app e assinaturas). Na época, a Apple excluiu o hit da desenvolvedora, o Fortnite da App Store.