Assessoria

Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil

A IDC Brasil reporta uma queda de vendas de tablets em 2019, mas um aumento na receita. Em relatório divulgado nesta segunda-feira, 6, a empresa estima que 3,3 milhões de tablets foram vendidos no último ano, uma queda de 7,4% em relação ao ano anterior, sendo que o segundo semestre representa a maior parcela das vendas, 1,9 milhão de peças ou 58% do total.

Por outro lado, a receita com as vendas dos dispositivos cresceu 5,4% e totalizou R$ 2,02 bilhões de faturamento. O tíquete médio dos produtos foi de R$ 602. Na visão de Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil, um dos motivos para o aumento da receita foi o lançamento de produtos no segundo semestre de 2019.

Entre os novos equipamentos, o especialista citou os tablets com teclado destacável que tiveram crescimento de 38,6% ante 2018. Mas, embora esses produtos custem quatro vezes o valor do tíquete médio do tablet (aproximadamente R$ 2,5 mil), eles respondem por apenas 2,4% do percentual total de vendas.