A Zenvia, empresa de serviços de valor agregado (SVA), almeja um crescimento de 30% em sua receita em 2016, em relação aos R$ 270 milhões obtidos no último ano. Para alcançar esse objetivo, a companhia traça uma estratégia com foco em dois novos produtos: fatura digital e cobrança digital.

Eles consistem em novas maneiras de enviar boletos de cobrança e e faturas via smartphones, O foco principal é o mercado financeiro, seguido por empresas de varejo e de serviços (utilities, operadoras e TVs por assinatura etc), explicou Thiago Moesch, diretor de produtos da Zenvia.

O produto de fatura digital já está sendo trabalhado por um grande player de TV por assinatura (de projeção nacional), informa o executivo. A cobrança digital, por sua vez, está prestes a ser adotada por um banco. Os nomes ainda não podem ser divulgados.

Outra vertical importante para a Zenvia são as empresas de e-commerce, que costumam contratar serviços para comunicação via múltiplos canais (notificações push, e-mail e canal de voz etc).

Cautela e conservadorismo

A Zenvia também estuda a oferta de acesso patrocinado, especialmente para apps de varejistas, mas mantém cautela quanto a esse serviço. “Estamos passando por uma instabilidade política com mudanças na Lei do Marco Civil da Internet e ainda estamos conversando para adoção da tecnologia”, disse. “Como o Brasil está neste momento de mudança política, nós procuramos agir com cautela, pois queremos levar um produto maduro para o mercado. Fica difícil levar algo que teremos que mudar daqui a seis meses”.

Ele explica ainda que, devido ao momento do cenário macroeconômico, a previsão de crescimento em 2016 foi “mais conservadora” ante 2015, que atingiu as expectativas de aumentar em 75% o faturamento da Zenvia.

SMS continua como carro-chefe

Mesmo com a entrada de novos produtos, Moesch confirma que a Zenvia deve manter o SMS como seu carro-chefe entre os produtos, por não ter necessidade de instalar um app ou qualquer outro tipo de programa. O USSD seria um canal para uso em smart payments, mas o gestor aponta que não teve nenhum “killer case” para essa tecnologia até o momento.

Em m-payment, a empresa teve conversas com brokers de pagamento e com uma operadora de telefonia. Contudo, as negociações não evoluíram por falta de amadurecimento das empresas com a tecnologia.

No futuro, a companhia estuda adotar chatbots em seu portfólio.“Esse é um tema em voga na Zenvia. O chatbot pode ser atrelado ao SMS ou a apps de mensagens”, explicou Moesch.

Desenvolvimento humano

O diretor de portfólio confirmou que a empresa de SVA deve continuar buscando novas aquisições entre os próximos 6 a 12 meses, porém o foco será o desenvolvimento das tecnologias e do seu portfólio, uma vez que a consolidação no mercado brasileiro foi alcançada com a aquisição da Spring Mobile Solutions no ano anterior. Ele será o responsável por achar novos parceiros no setor.

Na última semana, a Zenvia confirmou a contratação de Liliane Nogueira como nova gerente de marketing da empresa. Além de Nogueira, foram contratados pelo menos 15 profissionais pela companhia desde o começo do ano. Moesch frisa que essas contratações foram pontuais para alcançar novos clientes, além de melhorar a área de inteligência de dados.