A Sensedia anunciou nesta quinta-feira, 6, sua expansão para o Reino Unido e parte da Europa. A empresa desenvolvedora de APIs acaba de montar um escritório em Londres, cujo objetivo é atrair clientes não apenas locais, mas também da França, Bélgica, Holanda, Alemanha e de países nórdicos. Com investimento de mais de R$ 1 milhão apenas para montar e estruturar o escritório, a empresa tem como meta conquistar dez clientes europeus até o fim do ano. “Queremos que a empresa seja uma das maiores empresas de integração de APIs do mundo num road map de em até três anos”, afirmou o COO da Sensedia, Marcílio Oliveira.

Atualmente, de acordo com a Sensedia, eles possuem 60% de market share no Brasil. “Mas o País representa 3% do mercado mundial. Ou seja, com a expansão temos um campo muito grande a ser explorado. Não queremos 60% do mercado inglês, claro, mas a gente quer 10%”, disse o COO.

Outros mercados

No ano passado, a Sensedia já havia expandido para mercados da América Latina e Europa, inclusive.  Possui escritórios no Peru, na Colômbia, no México, na Espanha e em Portugal. Contudo, todos com atuações locais. “A ideia era comprovar que a gente poderia expandir para além das nossas fronteiras usando nossa tecnologia. E conseguimos. O próximo passo, então, é ir para o mercado europeu, que é muito importante – algo como 30% do market share mundial”, explicou o Oliveira.

Por que Londres?

Até a abertura do escritório em Londres a empresa passou um ano pesquisando para definir a melhor localização. Londres foi escolhida por uma série de motivos, entre eles a língua (já que muitos da Sensedia dominam o inglês), mas também por possuir um mercado de serviços financeiros muito forte no país, um setor bastante conhecido pela Sensedia.

“Estudamos o perfil do país, qual está mais aberto para receber tecnologia externa, qual tem mais mercado financeiro e a questão do idioma – afinal, a gente não fala alemão ou francês, por exemplo. Outro ponto é que a Sensedia trabalha com pequenos, médios e grandes bancos. E foi lá, na Inglaterra, onde começou o open banking. Então, todos os bancos pequenos vão precisar de soluções como as que a Sensedia oferece. A gente é ultra competitivo por lá. O mercado de seguros também é muito evoluído porque vários seguros são obrigatórios no país, portanto, toda seguradora tem que ter uma iniciativa digital. Além disso tudo, outro ponto que favoreceu foi a estrutura que o governo oferece para empreendedores estrangeiros. Eles nos ajudaram em vários aspectos, desde o visto até a escola do meu filho, mas também nos ajudou mandando uma pessoa especialista em seguros falar com a gente. Fomos muito bem recebidos lá”, resumiu Oliveira

Próximas expansões

Depois de Londres a Sensedia deverá expandir para outras regiões da Europa, Estados Unidos e Ásia.

Para isso, a empresa conta com seus parceiros com operações nessas regiões para facilitar a entrada nesses mercados competitivos. “Mas não devemos montar um escritório na China no próximo ano. Deverá ficar para mais para frente”, disse o COO.

No Brasil

Segundo a Sensedia, são mais de 100 empresas que usam suas soluções. De maio do ano passado até maio deste ano, mais de 28 mil aplicativos passaram a consumir as APIs do seu ecossistema. “O número de APIs publicadas na plataforma da Sensedia com todos os clientes, desde maio de 2018, aumentou em 180% se comparado com o mesmo período do ano passado”, relatou Oliveira.