iOS 16; Apple

Craig Federighi, vice-presidente sênior da Apple, ao fundo. Imagem: reprodução/WWDC 2022

A Apple atualizou o seu portfólio de sistemas operacionais, o que inclui novas versões de OSs para iPhone, iPad e Apple Watch. O iOS 16 é o carro-chefe e foi apresentado em detalhes durante o evento voltado desenvolvedores da empresa, o WWDC, nesta segunda-feira, 6. Os destaques vão desde novidades em pagamentos, com BNPL, mensageria e até mudanças na tela principal dos smartphones, casa conectada e controle do carro via handset.

iOS 16

Apple; iOS 16

Craig Federighi, vice-presidente sênior da Apple. Imagem: reprodução

O sistema operacional dos iPhones recebeu uma atualização do Apple CarPlay mirando a próxima geração de veículos  conectados. A partir do iOS 16, o hardware do carro ficará mais integrado ao iPhone. Na prática, isso significa mais informação sobre o carro ao seu dono, como velocidade, temperatura do motor e outros instrumentos que ficarão digitalizados e poderão ser customizados no painel do veículo. A Apple espera que os primeiros carros com o novo CarPlay comecem a ser lançados no próximo ano.

Em casa inteligente, o iOS 16 trará suporte à padronização Matter, que permite interoperabilidade de dispositivos em smart home em diversas plataformas. Atualmente, a Matter tem mais de 400 associados como Google, Huawei e Amazon, e mais de 4 mil produtos certificados.

Na assistente virtual Siri, a novidade é que os atalhos ficam mais inteligentes, contextualizados e sem necessidade de treinamento prévio. Ou seja, o usuário poderá adicionar emojis em mensagens automaticamente ou dizer “Siri, desligar” para terminar uma ligação.

No navegador Safari, o iOS ganha o Tab Groups para compartilhar seleção de links com outros contatos e a ferramenta de privacidade passkeys, uma chave digital que usa Touch ID e Face ID para substituir senhas de acesso dentro do ecossistema Apple (iCloud, iPhone, Mac, iPad, Apple TV) ou fora do ecossistema (apps e sites).

Outras novidades do OS:

  • Novos widgets e alteração de data e hora na tela de entrada (lock screen);
  • Notificações aparecem agora debaixo para cima;
  • Quando ativado, o aplicativo Focus mostrará apenas as informações cruciais na lock screen;
  • Apple Maps poderá ter até 15 paradas;
  • O compartilhamento em família ganha mais opções de controle parental, como importar uma configuração  em um novo dispositivo e aprovar mais tempo de tela para criança via Messages;
  • Os aplicativos Medications e Fitness chegam ao iOS, assim como o Apple News recebe uma nova seção para acompanhar notícias esportivas, o MySports;
  • Uma nova ferramenta de privacidade chamada Safety Check remove todas as concessões que o usuário deu para uma pessoa, vital para casos de fim de relacionamento tóxico.

iPadOS 16 e WatchOS 9

iPad

No sistema operacional para tablets da Apple, o iPadOS 16, a companhia introduziu o Stage Manager, uma ferramenta multitarefa para organizar aplicativos e janelas (bem similar ao desktop do Windows). Mas o OS também recebe soluções novas de colaboração, como o Freeform, aplicativo que simula um mural digital colaborativo para troca de ideias em equipe. Outra novidade é que um usuário poderá trabalhar em equipe em documentos de aplicações como Files, Keynote, Numbers, Pages, Notes, Reminders, Safari e apps de terceiros em tempo real – antes, era possível apenas enviar uma cópia – e conversar com todos via Messages ou FaceTime.

WatchOS 9

Watc OS

No WatchOS 9, a principal novidade é o AFib History, um aplicativo que manterá o histórico de batimento cardíaco, em especial as notificações que podem indicar arritmia cardíaca (fibrilação arterial). Os usuários poderão baixar seu histórico em PDF e compartilhar com um médico para uma eventual avaliação. Além disso, o sistema operacional do relógio inteligente recebe:

– Teclado QWERTY em português-brasileiro para Apple Watch Série 7;

– Apple Watch acompanha o estágio do sono: adormecimento, sono leve ou profundo;

– Rastreamento de viradas, braçadas e batidas na piscina;

– Novas faces.

Disponibilidade

iOS 16, iPadOS 16 e WatchOS 9 chegam em versão para desenvolvedores nesta segunda-feira. Mensalmente, os sistemas operacionais terão atualizações das versões beta até o seu lançamento oficial, antes do final do ano.