Fundada em 2013, a Checklist Fácil propõe uma solução simples, mas que ano a ano vem ganhando cada vez mais aderência. O software da empresa, em versão web e mobile, auxilia na realização de auditorias e inspeções, seja em lojas, fábricas, veículos, equipes, atividades, normas, equipamentos ou ambientes.

Mais de 160 funcionalidades estão presentes na aplicação. Cada cliente pode customiza-las de acordo com suas necessidades. Com o software, é possível, por exemplo, auditar máquinas, prever perdas ou controlar a entrada de colaboradores terceirizados. Comércio, indústria, saúde, beleza, serviços, transporte, logística, turismo – essas são algumas das áreas nas quais ele pode ser utilizado.

Software permite fazer checklists com imagens. Foto: reprodução

A vantagem é que a Checklist Fácil atua em toda a América Latina, tendo no seu portfólio mais de 1 mil clientes, sendo 130 deles fora do Brasil. Alguns dos nomes mais conhecidos que utilizam o software são Adidas, Votorantim, Riachuelo, Heineken, Smart Fit, Marisa, Toyota e C&A.

“A plataforma consegue se adaptar a processos diferentes da empresa, rodando simultaneamente em um mesmo acesso, ajudando os gestores a acompanhar todos de ponta a ponta, através de relatórios, e segmentar as informações da maneira que achar mais adequada. Tudo isso com um layout simples e intuitivo, que realmente facilita o dia a dia”, explica Rafael Abreu, CTO da Checklist Fácil.

Checklist Fácil cria um dashboard personalizado para análise dos resultados. Imagem: reprodução

App

Além do software em versão web, a Checklist Fácil também tem dois apps. Um deles (Android, iOS) serve para aplicação do checklist. O outro (Android, iOS) é voltado para planos de ação, gerados em caso de inconformidades encontradas durante a auditoria. Eles podem ser utilizados offline, sendo que o acesso à Internet é necessário somente para atualização e sincronização de dados para a nuvem.

O checklist pode ser aplicado por meio de app. Imagem: reprodução

Focados na execução de tarefas, com eles é possível inserir comentários, imagens, áudios, vídeos e outros arquivos nas respostas. O administrador também pode escolher, entre cerca de 30 escalas diferentes, aquela que mais se adequa ao parâmetro sendo avaliado.

“Outras funcionalidades que agregam bastante valor no preenchimento do checklist para os nossos clientes são a assinatura digital e também a cerca digital, que dão as garantias de identificação e localização do usuário no momento da aplicação do checklist”, conta o CTO.

O usuário também consegue acessar o dashboard pelos apps, mas Abreu salienta que as análises de relatório são mais completas na aplicação web. As partes de configuração de usuários e checklists estão disponíveis somente nesta versão, que pode ser acessada via navegador em dispositivos móveis.

É possível agregar mídias ao checklist também pelo app. Imagem: reprodução

“Nosso time de inovação vem trabalhando em integrações com outros sistemas e hardwares, que vão desde de automatizar cadastros e configurações, gerar relatórios a até mesmo o preenchimentos de checklists. Com essas automatizações, o cliente terá cada vez mais precisão na execução das suas auditoras e dedicará menos tempo para atividades operacionais”, explica o CTO sobre os planos futuros para o app.

História

Adquirida pelo grupo Softplan em 2021, neste mesmo ano a empresa viu seu faturamento atingir R$ 24 milhões, um salto de 50% em relação ao ano anterior. A previsão é que o crescimento seja de 46% em 2022, chegando a R$ 35 milhões de faturamento. Uma década atrás, em 2012, a Checklist Fácil começou como uma ideia simples.

Um grupo de desenvolvedores de sites e sistemas personalizados recebeu uma demanda de um cliente, que tinha uma rede de lojas de surfe e skate, para produzir um sistema de checagem dessas lojas. Tendo desenvolvido a solução, eles apresentaram para essa rede e outros empresários.

“Todos gostaram bastante e ficaram bem satisfeitos e, assim, começamos a vender a solução. Como se tornou algo muito aderente à realidade dos clientes, começamos a receber diversas solicitações de melhorias que faziam — e fazem — nosso sistema se tornar cada vez mais completo e mais útil para diversos segmentos”, diz o CTO.