O estado da Paraíba agora oferece aos cidadãos a emissão de uma versão digital da sua carteira de identidade (RG), através de um app no smartphone. Desde maio deste ano, os novos RGs impressos no estado vêm com um QR Code que permite a geração da versão digital, através do aplicativo RG Digital Paraíba (Android, iOS), que soma mais de 10 mil downloads na Google Play.

De posse de um RG físico emitido na Paraíba com QR Code impresso, o cidadão deve baixar o app RG Digital Paraíba, escaneia o código com a câmera do smartphone, responde a algumas perguntas pessoais e depois tira uma selfie, cuja imagem é confrontada com aquela que foi tirada no ato de emissão do RG físico. Feita essa verificação, é gerada a versão digital do documento, que fica hospedada dentro do smartphone. O sistema utilizado na Paraíba foi desenvolvido pela VSoft.

“É interessante para o cidadão porque ele não precisa mais levar o RG físico consigo. Até agora não temos notícia de ninguém que tenha se negado a aceitar a versão digital”, comenta Marcelo Burity, diretor geral do Instituto de Policia Científica (IPC) da Paraíba, em conversa com Mobile Time.

A Paraíba emite em média 30 mil RGs por mês. Todos os municípios do estado já trabalham com captura de dados biométricos e com fotografia do rosto do cidadão seguindo o padrão internacional ICAO.

Segundo Pedro Alves, cofundador e coCEO da VSoft, é importante que o onboarding para a geração do primeiro RG de uma pessoa continue sendo presencial, por questões de segurança. “Para documentos oficiais não acredito que a gente abandone o onboarding presencial porque é necessário a prova de vida no mais alto nível possível. E precisamos capturar as digitais com a maior qualidade possível. Se estiver em casa, como vai garantir que está com fundo de fotografia dentro do padrão ICAO? Acho que o onboarding presencial nunca deixará de existir”, comenta Alves, em conversa com Mobile Time.

paraiba