A OpenAI anunciou acordo com a fabricante de chips Advanced Micro Devices (AMD) nesta segunda-feira, 6. A desenvolvedora do ChatGPT vai implantar 6 gigawatts de GPUs (unidades de processamento gráfico) AMD Instinct ao longo de vários anos e gerações de hardware.
O plano começará com uma implantação inicial de 1 gigawatt de chips na segunda metade de 2026.
Como parte do acordo, a AMD emitiu para a OpenAI uma opção (warrant) de até 160 milhões de ações ordinárias da AMD, estruturada para aquisição conforme marcos específicos forem alcançados. O primeiro lote será adquirido com a implantação inicial de 1 gigawatt, com tranches adicionais sendo liberadas à medida que as compras escalarem para 6 gigawatts. A aquisição está vinculada a determinadas metas de preço das ações da AMD e ao cumprimento, por parte da OpenAI, de marcos técnicos e comerciais necessários para permitir implantações da AMD em grande escala.
OpenAI pode adquirir parte da AMD
Se a OpenAI exercer a opção integral, poderá adquirir aproximadamente 10% de participação na AMD, com base no número atual de ações em circulação, segundo a CNBC.
O acordo com a AMD acontece duas semanas após o anúncio da parceria em que a Nvidia deve investir até US$ 100 bilhões na OpenAI, de forma progressiva. Esse arranjo combina investimento de capital com fornecimento de hardware de longo prazo — mas, no caso da Nvidia, foi a fabricante de chips que adquiriu participação na desenvolvedora do ChatGPT.