Fortnite, Epic Games

Por meio do serviço de jogos em nuvem da Nvidia, o GeForce Now, o jogo Fortnite deve voltar a ser jogado nos handsets da Apple. De acordo com o site da BBC, a fabricante de placas de vídeo desenvolveu uma versão de seu GeForce Now cloud gaming que é executada via o browser Safari. O serviço ainda não foi oficialmente anunciado, mas a expectativa é que será para muito em breve.

Aparentemente, o GeForce Now será executado dentro do Safari ao invés de um aplicativo autônomo. O serviço permite que o jogador faça streaming de sua biblioteca pessoal de jogos para laptops, telefones celulares e outros dispositivos. Um plano “Founders” atualmente custa US$ 5 por mês, mas é possível também jogar por períodos limitados gratuitamente.

A “gambiarra” contorna a problemática situação na qual a Epic Games se viu ao ser expulsa da loja de aplicativos da Apple com seu principal jogo, o Fortnite. A novela começou em meados de agosto porque o Fortnite oferecia pagamento direto in-app sem usar o carrier billing da App Store, o que feria o regulamento da loja.

No fim do mesmo mês, a justiça norte-americana manteve o Fortnite fora da App Store, mas não a Unreal Engine, plataforma de design usada para criar cenas geradas por computador realistas e ultrarrealistas. A ferramenta foi usada em videogames, incluindo Battlegrounds e Borderlands 3, da PlayerUnknown, e serviu para programas de TV como The Mandalorian, da Disney+.

Apesar da manobra de Nvidia e Epic Games, não há garantias de que jogar Fortnite no browser Safari funcione com a mesma capacidade de resposta do aplicativo móvel nativo do jogo, já que estará dentro de um navegador e poderá enfrentar problemas de latência e outros obstáculos.