Telegram

Símbolo do Telegram Premium (Reprodução: Telegram)

O Telegram (Android, iOS) chegou a 1 milhão de assinantes em sua versão paga, o Telegram Premium. A informação foi compartilhada pelo CEO Pavel Durov, em seu canal no app de mensageria nesta terça-feira, 6. “O Telegram Premium que apresentamos cinco meses atrás já passou rapidamente 1 milhão de assinantes e se tornou um dos principais exemplos de planos por assinatura em mídias sociais”, escreveu o executivo.

“Embora isso represente apenas uma fração da receita total do Telegram, o nosso serviço de assinatura cresce firmemente a cada dia e em algum momento poderá rivalizar com (a receita) de publicidade”, completou.

Durov afirmou ainda que, graças ao sucesso dos planos de monetização, o Telegram poderá pagar por seus servidores, tráfego e salários para continuar o desenvolvimento de novas funcionalidades. Em junho deste ano, Durov informou que os custos de servidores do Telegram ultrapassam os US$ 100 milhões.

O CEO disse também que as estratégias adicionais de monetização estão gerando frutos, como a venda de nomes; assim como a sua equipe está gerando novas funcionalidades que serão a “fundação” para o crescimento no próximo ano.

Brasil

O Telegram Premium foi lançado no Brasil em junho deste ano por R$ 24/mês. De acordo com o Panorama Mobile Time/Opinion Box de mensageria no Brasil de agosto deste ano, a proporção de smartphones com o Telegram instalado subiu de 53% para 65% em um ano. Além disso, 5% desses usuários afirmaram que assinam o Telegram Premium e 9% pretendiam assinar.